quinta-feira, 6 de junho de 2024

Valdemar Tinô de Medeiros

Valdemar Tinô de Medeiros

Faleceu em Recife, no dia 19 de março de 1978, o Sr. Valdemar Tinô de Medeiros, prefeito do município de Calçado - PE. Filho de Belarmino Claudino de Medeiros e Adelina Tinô de Medeiros, nasceu Valdemar naquele município pernambucano em 22 de setembro de 1924. Casado com a senhora Valdelice Almeida de Medeiros e pai de 9 filhos.

Funcionário público do Estado de Pernambuco, homem abrangente, comunicativo, cedo ingressou na política do seu município, tendo sido eleito vereador por duas vezes o mesmo ocorrendo com o cargo de prefeito. Eleito no ano de 1977 a função de Presidente da CODEAM, onde se houve com muita largueza de visão, abrindo novos caminhos entre esse órgão e os vereadores dos municípios ali associados.

Seu sepultamento ocorreu às 17 horas da segunda feira, 20 de março com grande acompanhamento. Sua imagem fica no meio do povo, que em prantos levou-o a última morada. O corpo esteve em Câmara ardente durante parte do domingo e segunda-feira, donde foi levado para a Igreja Matriz, realizando-se uma missa de Corpo Presente concelebrada pelos padres Pedro e Otoniel Passos. Falaram em homenagem à sua memória o Pastor Henrique de Lima Guedes, da Igreja Presbiteriana do bairro da Boa Vista no Recife, Sr. Jaime Pinheiro representando o prefeito Ivo Amaral de Garanhuns, Lídio Cosme, prefeito de Lajedo, Cel. Augusto Tavares comandante do 71º BI Mtz, em nome da CODEAM, Natanael Pereira, agente fiscal do Estado, Arlindo Tenório de Miranda promotor público de Calçado e finalmente o Sr. vice-prefeito que por força das circunstâncias assumiu o comando do município, Sr. Antônio Francisco da Silva, em nome do povo de Calçado.

Calcula-se que mais de quatro mil pessoas compareceram as solenidades fúnebres. Quase todos os prefeitos e ex-prefeitos do Agreste Meridional fizeram-se presentes, partilhando da dor do povo de Calçado. (Transcrito do jornal O Monitor de 25 de Março de 1978).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um encontro de saudades

Waldimir Maia Leite "Wadô" Marcílio Reinaux* Homem ou mulher, por mais forte que seja, não escapa de momentos transcendentais na v...