domingo, 2 de junho de 2024

Anchieta Gueiros


José de Anchieta Gueiros V. de Barros é agricultor. Nasceu no dia 28 de setembro de 1969 às 11hs de um domingo, pelas mãos de Dona Dina (parteira) no Sítio Mamoeiro (Baixa da Lama), Brejão - PE. Filho de Ulisses Viana de Barros Neto e Luzia Gueiros de Barros. Neto de Luiz de Barros Silva (Lulu), Maria de Barros Silva, Heronides Gueiros de Barros e Maria Pinto de Barros. Bisneto de Raimunda Teles Teixeira (Novinha), Plácido Pinto Teixeira, Manoel Euclides de Barros (Mané de Né), Maria Tenório de Barros (Lica), Ulisses Viana de Barros, Amélia Joventina Guimarães, José Gueiros (Zé Laurentino) e Cordulina de Barros (Cocó). Trineto de Laurentino Gueiros da Silva, Inácia Firmina de Carvalho, Manoel de Barros Silva Né (Tenente da Guarda Nacional), Inácia Padilha de Barros, Antônio Herculano de Barros e Laurinda Tenório de Jesus. 

Em 1978 migra para Garanhuns, onde inicia seus estudos primários no Colégio Diocesano de Garanhuns. Foram oito anos de estudos no velho casarão, quatro desses  sobre a direção do Monsenhor Adelmar da Mota Valença, homem que deixou marcado seu nome na história da Educação. Em 2010 cria o blog do Anchieta Gueiros (atual Blog História de Garanhuns) e através do mesmo vem resgatando  nossa Memória. Em julho de 2013 recebe o 'Troféu Mauro Souza Lima',  uma comenda dedicada às pessoas que trabalham voluntariamente em prol de uma sociedade mais justa e humana, recebe em 2014 o 'Certificado de Honra ao Mérito da Escola Municipal Professora Gabriela Mistral', em reconhecimento pela sua dedicação em preservar a história do nosso Município. Ex-presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns - (IHGCG), foi membro da Academia Aberta de Letras e Artes do Agreste. (ALAM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A nostalgia de Portinari

O jovem Candido Portinari Sebastião Jacobina | Garanhuns, 09/12/1994 Entendo que na arte literária - em prosa e verso - como "leitmotiv...