terça-feira, 25 de julho de 2023

Os Símbolos de Garanhuns


Foram idealizados pelo monge beneditino Dom Paulo Ernst Lachenmayer (foto). Foi oficializada pela Lei 457/58, de 6 de março de 1958, sancionada pelo prefeito Francisco Simão dos Santos Figueira. 

Dom Paulo Ernst Lachenmayer - OSB, um mestre nas artes que baseado nas normas da heráldica concebeu os símbolos garanhuenses, depois de solicitação do também monge Dom Gerardo - OSB, no ano de 1957 e doados a Prefeitura de Garanhuns como presente do Arquiabade do Mosteiro de São Bento da Bahia. Muito habilidoso e articulado politicamente Dom Gerardo fez a ponte entre o Mosteiro de Garanhuns e o de Salvador, e em sintonia com o prefeito Francisco Figueira, fez a encomenda dos nossos símbolos baseados nas características marcantes da Suíça Pernambucana.

O Brasão de Armas de Garanhuns


Após a instituição do Brasão de Armas de Garanhuns o mesmo passou a ser utilizado em todos os documentos oficiais do município. 

A bandeira de Garanhuns


O branco simboliza a paz, o vermelho simboliza a autenticidade e fortaleza dos filhos da terra. Os anuns voando para o alto indicam que Garanhuns é uma cidade que conhece e busca ideias elevadas. As esferas de cores azuis e branco simbolizam as fontes de águas minerais: Vila Maria, Pau Amarelo e Serra Branca.

Desenho Original da Bandeira de Garanhuns


Bandeira de Garanhuns (1957), desenho original ofertado a Prefeitura de Garanhuns. Faz parte do acervo da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

Flâmula de Garanhuns


Fonte: Instituto Histórico de Garanhuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Floresta agonizante

Genivaldo Almeida Pessoa Antes... Terra de índios valentes Que habitavam a mata virgem, Que amparavam, animais, árvores e rios, Guerreiros e...