Dr. José Francisco de Souza* | Garanhuns, 21/12/1985
Acontecimentos uns após outros e referência de outros que não vieram. Passa o tempo a percorrer o curso das horas, dos dias, dos meses e dos anos. A menção de tudo isso reunido é um processo de inteligência em perene mutação. Dentro do seu universo tudo se purifica em busca de si mesmo e todos temos a nossa hora como um brilho de uma estrela. As obras das coisas são vastas e ninguém poderá modificá-las. Nem no tempo nem no espaço por não ser possível esquecer a projeção do nosso Eu que é o reflexo desses acontecimentos.
ENSINAMENTOS DOS ESPÍRITOS
O lema fundamental é, face a tudo isso, viver com intensidade. Acompanhar as modalidades que se projetam em todos os recantos do nosso mundo. Apressamo-nos em dizer desde logo que esse aspecto modal das coisas, que certas contradições de algumas pessoas fazem grande cabedal, são, em regra, mais aparentes que reais. Quase sempre aparecem mais na superfície do que no fundo das coisas e que, por consequência, carecem de importância. De duas fontes provém tudo isso do raciocínio do homem e dos ensinamentos dos Espíritos.
Desde que se considere que os Espíritos não são mais do que a humanidade despi-la do envoltório corporal, e que continuam vivendo em outra dimensão. A sua capacidade multiplicada pela amplitude de seu estado moral e de sua manifestação, o limite do tridimensional é problema superado no âmbito de suas atividades. Não há lei humana, emanada de qualquer poder político ou social, que possa evitar a manifestação da entidade espiritual aqui na terra. Ele se manifesta por toda parte do universo que á sua verdadeira Pátria. Não há força humana que possa coibir a plenitude de sua manifestação.
JUSTIÇA DE DEUS
Entendemos que a nossa luta no campo moral e intelectual, luta pela vida, é para que nos tornemos dignos de alcançar e dominar os mais altos objetivos da razão que é a Justiça de DEUS entre os homens. Tem que se formar valores que estão dentro de nós que são nossos porque procedem da nossa evolução em todos os campos. Há sempre um toque especial de nossa personalidade em tudo que transmitimos pela palavra, gestos e atos inteligentes. São valores importantes que definem a nossa condição de ordem psicológica. A instrução espiritual não abrange apenas ensinamentos éticos que os Espíritos dão, mas também o estudo dos fatos irreversíveis por natureza.
Incumbe-lhe a teoria de todos os fenômenos. a pesquisa das causas, a conservação de que é possível, em suma, a observação de tudo o que contribuir para o avanço da ciência no seu sentido mais amplo e humano possível.
Embora de menor relevo, nem por isso mesmo digno são de mais alto interesse para o observador, que neles vai encontrar ou confirmação de um princípio conhecido, ou a revelação intuitiva, que faz penetrar um pouco mais nos mistérios do mundo universal. Isso também é filosofia. Com os Espíritos elevados que nos enviam mensagens de conteúdo doutrinário e profundamente humana, ampliam-se os quadros dos estudos da doutrina das entidades de um mundo maior.
Essa sensibilidade de ordem moral e de efeito puramente sublimado, frequentemente descrito, é a existência em si mesma. De nada serve discutir se esse raciocínio se reduz a um conjunto de representação ou se é, ou deve ser mais do que isso. O certo é que o que se constata não pode ser produzido por nossa espontaneidade. Existir para nós, é ter consciência de sua própria existência.
Com efeito, viver-se com intensidade é perfumar-se com a essência das coisas. E por essência não entendemos (segundo Sartre) somente a estrutura, mas, ainda, a individualidade mesma. A essência do universo moral de todo indivíduo, é o ESPÍRITO. (*Advogado, jornalista, cronista e historiador).
Nenhum comentário:
Postar um comentário