segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Creuza Santana Borges | Colégio Santa Sofia do Meu Tempo


"TE DEUM LAUDAMOS! ALELUIA! - Sejam estas as minhas primeiras palavras, altissonante hino de louvor, Àquele Deus que é caridade e que vem repartindo conosco, tão profundamente, as bênçãos de seu Amor. Foi com indizível satisfação que atendi ao pedido da minha cara sobrinha Edjenalva Amaral, para falar um pouco do nosso inesquecível Santa Sofia, como diz o seu hino, feito pelo Revmo. Padre Godói "Ele eleva os nossos corações". Lá, fiz o meu exame de admissão em 1937 e cursei o 1º ano de Ginásio. Nessa época, era Madre Verônica a Superiora com seu porte altivo e impressionante. Madre Leopoldina como vice, pessoa serena e bondosa. Como mestras, tive: madre Flora, Georgina, Gertrudes, e Berta. Outras freiras da época foram Joana e Virgina.

Tínhamos como capelão Padre Alípio que nos acolhia afetuosamente. No ano seguinte, por motivo de força maior, não voltei para continuar o curso. Passados oito anos, a mão de Deus me conduziu ao Ponto de Uchôa, Casa Mãe, para assistir a uma vestição de uma conterrânea amiga. Para minha surpresa fui convidada a terminar o curso no mesmo educandário. Não hesitei, e cursei lá o segundo ano de Ginásio. No final deste pedi a minha transferência para Garanhuns aonde tive e felicidade de concluir o curso de professora e contabilidade, mas nessa volta, não encontrei mais as mesmas freiras.

DONA ALMIRA PROFESSORA DE DESENHO

O colégio estava sendo dirigido por Madre Alexandrina vinda da Bélgica, pessoa altamente superior às coisas banais e corriqueiras que ocorrem no dia da nossa vida. Madre Madalena como vice, pessoa de educação esmerada. Como economista Madre Clotilde, amiga fiel. As professoras Madre Emília, Joaquina, Priscila, grande orientadora e amiga. Madre Sofia. A grande Almira de saudosa memória, professora de desenho, Arlinda sua irmã mestra e amiga. Prof. Carlos, Dr. Mário Matos, Bezerra, Lustosa e o responsável Monsenhor Anchieta Callou, professor de psicologia. Na secretaria trabalhava Madre Emília com a sua ajudante, a extraordinária Maria Olívia. Outras freiras que marcaram muito na minha vida: Madre Josefa e a irmã Andréa, santas criaturas. Não posso deixar de mencionar o nosso Capelão Padre Edgar, hoje bispo de Irecê que ajudado por Deus trabalhou na minha alma para imprimir a serenidade a uma humilde dirigente da Ação Católica. Finalmente, foi naquele educandário Cristão que recebi de todos muito amor, carinho, como também uma formação sólida e religiosa que trago comigo até os dias atuais. Aprendi  a vencer os obstáculos que atravesso no meu caminho e removê-los com dignidade. Louvo e agradeço ao Todo Poderoso tamanha benção por ter tido a felicidade de aprender a viver a fé, compreender a própria realidade e buscar a verdade do próprio realidade e buscar a verdade do próprio fim. Ao Santa Sofia a minha eterna gratidão.

Creuza Santana Borges | 12 de setembro de 1992 |  Ex-professora do  Colégio Santa Sofia e outros de nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

euHerói - Capítulo 10

João Marques | Garanhuns No espelho, Marcos de Safo continua vendo o carnaval A festa continua no espelho. Quando me aproximo, abalado ainda...