sábado, 19 de agosto de 2023

Jornalista Victor Grossi

[Garanhuns] - Há os que foram para terras distantes, mas, deixaram, no torrão natal, o símbolo que caracteriza o homem amante do seu rincão - o trabalho fecundo  enquanto ali viveu; mesmo longe dela nunca afasta os seus  pensamentos dos amigos que ali ficaram, relembrando os momentos de alegria. As contingências da vida moderna, com as  necessidades de educação superior e, mesmo, o "ganha pão", os empurram para outras terras. E Victor foi um deles. Seguiu para o Rio de Janeiro. Na mocidade participou como "player" do Ypiranga Futebol Clube (1916) e no Sport Club (1919) quando de  sua formação. Desde cedo meteu-se na agricultura com o  mano Vicente. Por algum tempo, enveredou no mundo de  manipulação de medicamentos em sua botica. Depois ingressou na Firma T. de Moura - gerente, indo cuidar de negócios com o "ouro branco" e, após, na Anderson Clayton, nas mesmas condições. No jornalismo atuou como Diretor no "O Mensageiro", órgão Maçônico (1937). No mundo social - Presidente do Sport Club (1940), na área financeira, participando com Minervino Apolinário de Araújo, no cargo de Diretor do Banco do Brasil, tendo na Presidência Monsenhor José de Anchieta Callou. Mas, não deixava de lado a agricultura, sendo o seu "hobby" predileto.

Victor era filho de Rafael Grossi nascido em 1851 e de  Rachel Polverina Grossi, ambos italianos, que emigraram para o Brasil, logo após se terem casado, indo residir em Correntes, com outros familiares. Seus irmãos foram: Maria desposada pelo coronel Francisco Missano, assassinado em 1905, em Correntes, resultando a mudança da família para Garanhuns, indo residir no Chalet, posteriormente, Hotel Familiar. A viúva consorciou-se com salvador Nieses e este, tornando-se viúvo, desposou a cunhada Alice, surgindo os filhos Ananias e Rachel; Vicente, solteiro, agricultor, assassinado em 1944, em sua propriedade; Francisco (Chicó) casado com Joana (Menininha) e do casal os filhos: Lourdes, Hesperia e Bartolomeu.

Fonte: Alberto da Silva Rêgo / Os Aldeões de Garanhuns / 1987.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A influência da terra nas letras

Amaury de Medeiros* Um tema constante na literatura é a paisagem que se afigura como um valor humano - construção conjunta do homem. Terra n...