sábado, 19 de agosto de 2023

José da Costa Leite proprietário da Brasil Chic

Alberto da Silva Rêgo*

[Garanhuns] - Casado com Eulália Campelo Maia, residiam no nº 54, da Rua do Recife (Dr. José Mariano) Garanhuns. Casa com quatro janelas de frente, um jardim lateral. Proprietário da "Brasil Chic", na Santo Antonio, esquina com a Avenida 13 de Maio. Família numerosa. Certamente, na hora de colocar a turma pra dormir, sentia a necessidade de fazer a contagem ou então a "chamada",  um por um, lendo o rol, a fim de não esquecer ninguém: Iaponan, Cida, Ivan, Luzanira, Waldimir, Ronildo, eram 14 filhos.

Entre os tais, estavam os que, sob a batuta dos tios Olga, Letice e Pedro, gostavam de me vaiar quando o Sport perdia. Mas, prenúncio do futuro, não  podia "encrencar" com o futuro poeta e imortal Waldimir - escreveu "O Viajante das Palavras" e o mano Ronildo - o jornalista das reportagens dos eventos revolucionários, com a imprensa do sul em suas mãos, recifenses" em duplicata. Nasceram na Rua do Recife e são cidadãos da metrópole pernambucana.

Dos acima citados o meu companheiro era o Iaponam, inteligente, aplicado aos estudos e já se interessando pelas  letras - vice-presidente da Sociedade Literária 15 de Novembro. Por causa de uma forte pancada que recebeu sobre o fígado, numa partida de futebol, veio a falecer, muito jovem. (Fonte: Os Aldeões de Garanhuns | 1987).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A influência da terra nas letras

Amaury de Medeiros* Um tema constante na literatura é a paisagem que se afigura como um valor humano - construção conjunta do homem. Terra n...