segunda-feira, 1 de julho de 2024

Valter Vieira de Araújo

Valter Vieira de Araújo

Nascido em Bom Conselho - PE, em 1930, veio residir em Garanhuns, com 14 anos de idade, sendo aluno do Colégio Diocesano, concluindo o curso de Contabilidade, tendo como diretor o Mons. Adelmar da Mota Valença, nos idos de 1953.

Trabalhou no comércio e depois como comerciante presidiu a Associação Comercial de Garanhuns durante 3 anos, presidiu a Associação dos Ex-Alunos do Colégio Diocesano, participante do Rotary e diretor de vários clubes sociais da cidade das flores. A sua veia artística surgiu através de um grupo de senhoras de Garanhuns, à frente a empresária Marly Couto, sendo lançado como pintor retratista fazendo grande sucesso.

A sua 1ª exposição individual ocorreu em 1970, no Salão de Arte do Hotel Tavares Correia, patrocínio da Casa da Amizade, do Rotary local, em seguida no Clube de Engenharia de Pernambuco, galeria Águas Verdes, centro Cultural de Garanhuns, Universidade de Campina Grande, Museu do Açúcar de Pernambuco, Liga Auxiliar da Comunidade, em Natal, Palácio da Abolição, Fortaleza, Clube Baiano de Tênis, Salvador, Sociedade Mineira de Engenharia, Belo Horizonte, entre outros locais em todo o Brasil. 

RETRATOU NOMES FAMOSOS

Iniciou em Garanhuns nos anos 70 retratando Marly Couto, Edjenalva Amaral, 1ª dama do Município, Mons. Adelmar Valença, e ainda Hilda Faria Lima, Marta Rocha, Glorinha Sued, Janete Clair, Léa Pabst Craveiro, Mécia Oiticica, e centenas de senhores recebendo os maiores elogios.

No mundo político sua produção foi marcada através de retratos do governador Virgílio Távora, ministro César Cals, deputado federal Flávio Marcílio, senador Nilo Coelho, jornalista Adolfo Block, jurista Orlando Gomes, Assis Chateaubriand para o salão de artes dos Diários Associados do Ceará.

Em 1980 comemorou 10 anos de sucesso retratando a alta sociedade brasileira, através de uma exposição, que recebeu o registro dos principais jornais e revistas do País, através de famosos colunistas, professores de artes e críticos numa prova da repercussão do seu trabalho, iniciado em Garanhuns e levado ao Brasil através do seu esforço reconhecido por todos.

Valter Vieira de Araújo recebeu o Título de Cidadão Honorário de Garanhuns, em sessão solene realizada na Câmara dos Vereadores, projeto de autoria do então vereador Antônio Edson.

Durante muitos anos realizou as decorações dos tradicionais carnavais da AGA, e também do centro da cidade, inclusive nas épocas natalinas.

Valter Vieira faleceu em um sábado, 19 de dezembro de 1992, em Curitiba.

Foto: Valter Vieira de Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rafael Calumby

Rafael Calumby João Marques* | Garanhuns, Janeiro de 2017 Quando tive a notícia, Rafael estava enterrado já fazia dias. Morreu repentinament...