segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Umbuzeiro

Árvore Umbuzeiro | Foto: Anchieta Gueiros
Árvore Umbuzeiro | Créditos da foto: Anchieta Gueiros
Severino Roque

Umbuzeiro formoso e abandonado,

Umbuzeiro perdido no deserto

Onde ao vento da tarde reclinado

Eu fiquei pensativo, triste e incerto.


Em me lembro, eu me lembro, um certo dia,

Na floresta cansada, muito além,

Da juriti o canto aparecia

Trazendo-me saudades do meu bem.


E eu sozinho chorava na amargura

Do tempo que passou longe de tudo;

Minh'alma, qual sombria sepultura,

Meu triste coração mais triste e mudo.


Então, sentado ao tronco, na lembrança

Daquela que foi minha antigamente,

Eu chorei o meu tempo de criança,

Quando a amores vivia indiferente.


Porém, formoso amigo, em tua fronde,

A saudade não vem de alguma ingrata;

Na sombra dos teus ramos não se esconde

Um desejo qualquer de serenata.


És bem feliz, porque na tua vida

Não conheces mulher a ingratidão,

Tu tens para o Universo a fronte erguida

E a sombra que apraz ao coração.

Garanhuns, 13 de Agosto de 1977.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jesus Cristo

João Marques* | Garanhuns Jesus, no seu tempo, era conhecido ou reconhecido por poucos. Não eram todos que acreditavam em suas palavras. As ...