sábado, 19 de agosto de 2023

O vendedor de erva

Marcílio Reinaux

Marcílio Reinaux

"Olha aqui, minha gente, eu

tenho remédio pra tudo. Pra

toda doença. Peça e aproveite".


E ele doente de tudo, vai vendendo

As suas ervas, em latas, potes, vasilhas...

Raízes, sementes, cascas de plantas

De tudo tem. Pra todos os males.

"Só não tem remédio para morte"

Diz o vendedor.


Tem boldo para o fígado,

Colônia como calmante,

Sassafrás para reumatismo.

Alecrim para a dentição.

Perpétua-branca, para asma.

Erva-Doce, para enxaqueca.

Pega-Pinto, para uretra.

Jurema-Branca, para o banho e

Semente de Romã para garganta.

Ainda tem caroço de Jucá,

Para os intestinos, Morocó

Pra todo tipo de fraqueza.

Semente de Inhame para derrame.

Gergelim para os nervos,

Canela para o estômago.

E o Giló para reumatismo,

Malvarosa para lambedor,

Bom-Nome para os intestinos e

Semente de Gerimum para o "miolo".


Pedra Ume, para lavagem e

Raspa de Catingueira para

Os nervos. Eucalipto para febre.

A salsa serve para alergia,

O Velame para reumatismo,

O Capim Santo para o estômago,

Sena para o resguardo

Ameixa para inflamação, e a

Alfazema cheirinho de criança)

Para defumar. E o Cambão serve

Para o Catarro.


"Olha aqui minha gente, grita

O homem, eu tenho remédio para tudo".

(Tosse, catarro, pigarro, cigarro),

De fala entremeada, cigarro no canto

Da boca, cheiro acre, poluindo o

Espaço. "Pra toda doença...

Peça e aproveite".

Vai assim o "Vendedor de Remédio"

Vendendo saúde a preços módicos.

E a dele?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casas comerciais: 10 Portas, atrativa e Brasil Chic

Estes nomes pitorescos de algumas casas comerciais do meu tempo, todas elas situadas na Rua Santo Antônio, a principal de nossa cidade, e on...