sábado, 19 de agosto de 2023

Garapinha

João Teixeira da Silva conhecido por João Liôa ou Garapinha

JOÃO TEIXEIRA DA SILVA (Garapinha) - João Teixeira da Silva (foto), conhecido por João Liôa ou Garapinha. Nasceu no dia 15 de setembro de 1904, na Rua Padre Cícero, bairro da Boa Vista, Garanhuns, filho de família simples, mais conceituada. No ano de 1930 passou a residir no bairro de São José. Sua profissão era de trabalhador braçal, servindo como autônomo a rede Ferroviária Federal "carrego e descarrego os vagões de trem".

Em 1937 casou-se civilmente com Iracema Teixeira e tiveram 3 filhos; Cleone, Antônio e Fernando. Ficando viúvo em 1988. Na década de 1960 quando foi desativada a linha férrea de Garanhuns, Garapinha passou a vender roletes de cana e logo depois começou na comercialização de compra e venda de ferro velho. No ano de 1986 foi aposentado por idade percebendo um salário mínimo por mês.

Garapinha veio morar no bairro do Magano no ano de 1940.        

CEM ANOS DE GARAPINHA

Não é toda criatura que tem o privilégio de  comemorar 100 anos de vida. Lamartine e Jailma, que na época trabalhavam com os idosos do bairro do Magano, promoveram no dia 15 de setembro de 2004, uma festinha em comemoração dos 100 anos de Garapinha. Foi servido um almoço e o tradicional corte do bolo. A festa foi realizada no Salão do Centro Social Santa Terezinha e entrou para a história do bairro Magano.

Fonte: Livro "História do Magano" Garanhuns - PE / Lamartine Peixoto Melo / 2009. Acervo: Memorial Ulisses Viana de Barros Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casas comerciais: 10 Portas, atrativa e Brasil Chic

Estes nomes pitorescos de algumas casas comerciais do meu tempo, todas elas situadas na Rua Santo Antônio, a principal de nossa cidade, e on...