PODCAST ANCHIETA GUEIROS #03
Resgatando e Preservando Nossa História
MAJOR ANTÔNIO DA SILVA SOUTO
Nasceu em Garanhuns no ano de 1832. Filho de Francisco da Silva Souto e Felícia Paula de Jesus. Casado com Maria Rosa de Moura Souto. Tiveram quatro filhos: Alice Emília de Moura Souto, que casou com Euclides da Costa Dourado; Amabília Augusta de Moura Souto, casada com o Dr. José Clímaco Correia de Araújo; Dr. Antônio Souto Filho (Soutinho), casado com dona Francisca Salgado Guedes Nogueira e Euridice Dolores de Moura Souto.
Político de formação liberal e com espírito de luta pela sua terra natal. Conquistou a confiança de todos. Partidário e fiel aos compromissos da missão que lhe fora outorgada.
Homem de lutas, intimorato e forte pela razão. Com as eleições realizadas em 20 de outubro de 1892, foi eleito para a formação do primeiro governo autônomo do Município de Garanhuns.
A apuração dos votos das urnas das quatro secções que funcionaram apresentou o seguinte resultado: para Prefeito, o Major Antônio da Silva Souto, 204 votos e o Dr. Severiano Peixoto, 158 votos; para Subprefeito - o Capitão Napoleão Marques Galvão (pai de Dr. Celso Galvão), 205 votos e Joaquim Ferreira dos Santos, 156 votos.
O candidato derrotado, Dr. Severiano de Chaves Peixoto, foi o grande oposicionista deste governo, homem de talento e cultura jurídica.
Orador famoso, chamado o Nabuco garanhuense. Foi essa vocação luminosa que foi derrotado pelo Major Antônio da Silva Souto em pleito memorável. E assim, com muita honra foi eleito o primeiro Prefeito de Garanhuns, O Major Antônio da Silva Souto.
A sua administração não fora das melhores, tendo em vista a ferrenha e sistemática oposição dos seus adversários políticos. Contudo, foi um administrador honrado.
Seus filhos e netos constituem as mais importantes figuras das nossas honradas tradições. Destacando-se o Dr. Antônio da Silva Souto Filho, que foi um dos maiores políticos de sua brilhante geração, na República Velha (1889-1930), e Euclides da Costa Dourado seu neto, que realizou um grande trabalho no desenvolvimento urbanístico de Garanhuns.
Faleceu em 1925 aos 93 anos de idade. Uma rua no bairro de São José leva seu nome. Sua memória ficou preservada e perpetuada com justiça em nossa cidade.
O Major Antônio da Silva Souto, foi o primeiro prefeito de Garanhuns no Brasil República.
Nenhum comentário:
Postar um comentário