segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Garanhuns foi destaque no jornal O Estado de São Paulo

O Centenário da cidade pernambucana  Garanhuns, a 230 quilômetros do Recife, será comemorado com antecipação de um ano. Os festejos terão início em 4 de fevereiro próximo e se estenderão até 1979, quando Garanhuns completará 100 anos de elevação à categoria de município.

Esta decisão foi tomada porque  a antecipação de um ano permitirá que muitos turistas conheçam, através de promoção e divulgação, às atrações de uma das maiores estâncias hidrominerais do Estado, considerada de interesse turístico pela Empresa de Turismo de Pernambuco - Empetur -  e pelo Conselho de Turismo desse estado - Contur.

Em 1979, época em que culminarão os festejos comemorativos de seus "Cem Anos", espera-se que os brasileiros de  outras regiões já tenham informações sobre Garanhuns, uma cidade acolhedora, suave e bela em sua paisagem tipicamente pernambucana.

Situada numa zona de transição entre o Agreste e o Sertão, é a mais sofisticada estação de  repouso do Nordeste, a "Suíça Pernambucana". Cidade de águas minerais e clima de montanhas e montes e velhas fazendas de café; de flores e mirantes, além de numerosos pontos atrativos típicos da região e de interesse turístico.

ATRAÇÕES

A Cachoeira de Inhumas, onde há um bar de árvores centenárias e a bica do Arco-íris são dois bons lugares para piquenique, ou mesmo para quem quer apenas a tranquilidade e o ar  do campo. A cidade possui jardins com plantas ornamentais, exibindo uma grande variedade de flores. Tem três boates, oito clubes sociais e um calendário cheio de eventos turísticos, como o treinamento físico-estético, dedicado às crianças de 8 a 12  anos, denominado "Férias das Flores".

Antigas igrejas, que datam do século passado, como a de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Igreja do Timbó, Antiga Nossa Senhora da s Dores são lugares que devem ser visitados, pela arquitetura e valor das esculturas sacras.

SERVIÇOS

Há três grandes  hotéis em Garanhuns: o do SESC, o Monte Sinai e o Tavares Correia. Este último abrigando todos os tipos de instalações modernas, como boate, piscina, bar e restaurante, playground, salão de jogos e charretes para passeios.

De clima saudável, Garanhuns surgiu na primeira metade do Século XIII, com a ocupação do planalto pelos índios Cariris, denominado Unhaumum ou Garanhu, de onde o nome da cidade.

Suplemento de Turismo do Jornal O ESTADO DE SÃO PAULO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jesus Cristo

João Marques* | Garanhuns Jesus, no seu tempo, era conhecido ou reconhecido por poucos. Não eram todos que acreditavam em suas palavras. As ...