quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Doutô Raiz

Zezinho de Garanhuns

Você criado no mato

Na vez que um fio adoece

Faz um remédio barato

Que muita gente conhece

Tem um doutô raizêro

Este por pouco dinhêro

Prepara uma garrafada

Devido tanta mistura

As vês agente se cura

Quase inté sem gastá nada


No lugar que eu nasci

Tinha um doutô raizêro

Um fazedô de meizinha

Que pegou fama ligêro

A casa cheia de gente

E tudo gente doente

Gente de longe e pertinho

Todo dia aparecia

E seu remédio sirvia

Pr'aquele povo todinho


Seu nome foi se espalhano

Quase em toda região

E haja gente chegano

Do agreste e do sertão

Vinha do norte e do sul

Deles que chegava azul

Com uma doença danada

Adespois ficava bom

Rosado iguá a botom

Cum a tá da garrafada


Depois que ficou famoso

O povo lhe precurano

Inté um pouco orguioso

Cuma tivesse inrricano

Há muito tempo passado

Eu escutava um ditado

Inté um ditado fraco

Dizia a minha madrinha

Quando Deus dá a farinha

O diabo vem rasga o saco


Certo dia apareceu

Uma fiscalização

Pra ver se o remédio seu

Era registrado ou não

O fiscá lhe perguntou

O sinhô já se formou

Pra tomá essa atitude

Tratá de tanta doença

É preciso ter licença

Do Ministério da Saúde


Só pode se for formado

Mode tratá de doente

Se passá remédio errado

Pode matá muita gente

E o Doutô raiz falou

O sinhô já ispiou

Quanta diferença há

Das doença dos matuto

Criado qui nem bicho bruto

Pros povo da capitá?


Se lá tem conjuntivite

Aqui nós chama dordói

Azia lá é grastite

Queima no istambo e dói

Intiriça é hepatite

E a poliomelite

Eu chamo paralisia

Sei que estresse é cancêra

Diarréia e caganêra

É tudo dizinteria


Coqueluche é tosse braba

Asma é farta de ar

Afitose eu chamo baba

Corise de ispirrá

A gente chama difurço

Pilepsia e convulsão

Aqui eu chamo dismaio

Dor com caimbra é andaço

E a dor de espinhaço

É bico de papagaio


Gripe é constipação

Sarna é iscabiose

Prósta é inframação

Isdropisia é sirrose

A varíola é bichiga

Cólica é dor de barriga

Pelagra é arisipela

Morróida é sangue no fundo

Aids doença do mundo

E o sinhô tá com ela


Nisso o fiscá teve um susto

E disse o sinhô me trata

Trato sim mas tem um custo

Que essa doença mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O político e as raízes de Souto Filho

Gerusa Souto Malheiros* Do poder, meu pai não sentiu jamais o desvario, nem o considerou um bem de raiz. Da sua tolerância, da moderação e d...