terça-feira, 18 de junho de 2024

Preto Limão

Preto Limão

Jornal O Monitor | Garanhuns, 01/11/2001

Uma figura simples, mas fantástica. Seu nome verdadeiro: Emílio Leão Cavalcante, 76 anos. Natural de Bom Conselho - PE, filho de João Tenório Cavalcante e de Celestina Leão Cavalcante. Teve quatro filhos: Irene Maria, Ivete Maria, Maria Leão e José Emílio Cavalcante e muitos netos. Sem revelar a ninguém, segredo mantido por sua mãe, sob a pena de morrer na barriga da mãe como legítimo vidente que era, predestinado, com certeza, diz ele, pelos caboclos Cibamba, Preto Velho Caçador e também Gira Mundo.

Em sua residência, na Rua da Liberdade, Preto Limão, uma pessoa querida por todos, guarda consigo um mundo de curiosidades que fazem parte da vida de Garanhuns e até da história nacional. Sua família foi agraciada, orgulha-se ele, com o dom artístico da música, isto é, da embolada, mais precisamente. É irmão de Tomaz Leão Cavalcante, o famoso "Galo Preto", que teve inúmeras passagens pelo programa do famoso apresentador da televisão, Flávio Cavalcanti. Outros irmãos seus , também famosos emboladores, são Elói, Curió e Luís, este o mais velho, já falecido. Além, há a irmã Audália, que mora em Recife, que canta embolada, mas não como profissional.

GALO PRETO


A propósito de Galo Preto, conta Preto Limão, que ele, ao nascer muito frágil e doente, carregou-o para mamar no peito de uma cabra e deu-lhe banho leite (ciência dos caboclos) e foi um santo remédio. Galo Preto situou como uma plantinha e cresceu forte e inteligente.

Preto Limão é um patrimônio histórico de Garanhuns. Muito carismático. 60 anos de atividades no ritmo da embolada e, ainda, sessentão na Umbanda, é, como poucos, muito certeiro em suas previsões, inclusive nas recentes; isto é, nas que dizem respeito às barbáries dos Estados Unidos da América. Na embolada, é mestre imbatível nos gêneros "Simbolada Coco do Norte", "Embolada", Sistema Pagode de Elogio", "Coco de Pisada" e "Samba de Roda". Em 1949, no Recife, como embolador, em desafio, ganhou para Evaristo de Oliveira, Cego Galdino, Tirateima, Zé Muvuca entre outros nomes famosos. Também, em desafio, cantou com Chico Zeferino, Antônio dos Algodões, Olívio de Constantino, de Alagoas em jornadas memoráveis.

POLÍTICA


"Nunca perdi pra ninguém diz Preto Limão expressando um ligeiro sorriso. Tenho muito zelo pelo que faço e agradeço a Deus por ter me ajudado sempre".

Na política, como embolador, participou das campanhas políticas de vários candidatos de renome: Getúlio Vargas, Juscelino Kubischek, Cid Sampaio, Barros de Carvalho (deputado), Etelvino Lins, Roberto Magalhães e Miguel Arraes.

"Tive o privilégio de acompanhar cantores famosos como Luiz Gonzaga e Zé Gonzaga que se mostraram interessados no meu concurso como parceiro lembra ele orgulhoso. Ainda, apresentei-me, diversos anos, na Rádio Difusora de Garanhuns, hoje Rádio Jornal de Garanhuns, nos tempos de Ivo de Souza e de Solon Gomes. De tal forma me envolvi com a música que posso dizer, com convicção, que faço mais sucesso na embolada do que na umbanda".

Como fato curioso de sua vida no umbanda Preto Limão conta o caso do tenente Justo que perdeu uma "arma 45". Esse tenente o procurou imediatamente, a fim de resolver o problema. Então, Emílio consultou seus assessores espirituais e disse ao militar "foi um soldado quem roubou a arma; mas não se preocupe, não. Seu problema está resolvido. Amanhã, às 3 horas da tarde a arma estará em sua mãos". Dito e feito, a arma que estava na cidade de Palmeirina, voltou para as mãos do tenente. Emílio diz, confiante, que fora ajudado, mas uma vez, por Vira Mundo e Tranca Rua. "Com eles afirma confiante só dá papoco e dos bons."

Indagado sobre a política em Garanhuns, nas eleições para deputado, Preto Limão foi taxativo: "Quem vencerá será Silvino Duarte. Já consultei meus  assessores e eles não falham nunca".

Sobre políticos que têm aparecido em sua residência para consultas e orientações, ele revelou que vários têm comparecido ou mandado alguém fazer sondagem. Citou os nomes de Getúlio Vargas, deputado Barros de Carvalho, (isto no passado, é claro). Mais recente: Gervásio, de Correntes, Bartolomeu Quidute (acertou em cheio) Silvino (o atual prefeito) Izaías Régis, Givaldo Calado, entre outros nomes de expressão. Adiantou, depois de meditar um pouco, que já fez trabalho para Audálio Tenório de Albuquerque (Águas Belas).

Em suma, Preto Limão é, sobretudo, uma pessoa nobre, de uma grandeza espiritual, podemos dizer sem medo de errar, a toda prova. Viúvo, tornou-se um chefe de família completo, cuidando com todo e extremoso zelo de seus entes queridos. E, assim reconhecido, Garanhuns já o tem como um dos filhos amados. Preto Limão faleceu em 04 de junho de 2016 aos 92 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O político e as raízes de Souto Filho

Gerusa Souto Malheiros* Do poder, meu pai não sentiu jamais o desvario, nem o considerou um bem de raiz. Da sua tolerância, da moderação e d...