terça-feira, 18 de junho de 2024

Paulo Francisco Gomes - A Enciclopédia Política de Garanhuns

Paulo Francisco Gomes

Cláudio Gonçalves de Lima*

O garanhuense e ex-vereador Paulo Francisco Gomes, se estivesse entre nós, estaria completando 87 anos neste dia 13 de abril de 2024. 

Paulo Gomes, foi um dos mais atuantes políticos da História de Garanhuns, sendo eleito vereador de Garanhuns por três mandatos consecutivos.   Um apaixonado pela política e defesa dos interesses da população, foi eleito pela primeira vez em 1988 pelo Partido Democrata Trabalhista (PDT), na coligação que apoiava o deputado José Cardoso a prefeito de Garanhuns. Consagrado nas urnas, foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns para o biênio 1989/1990. Exerceu o mandato com atitudes de nobreza com os colegas, seja da situação ou oposição, defendendo acima de tudo os interesses da população garanhuense, em especial do bairro do Magano. O Seu trabalho foi reconhecido e foi reeleito em 1992, também pelo PDT. Em 1996 voltou a Casa Raimundo de Moraes, desta vez, eleito pelo Partido da Frente Liberal, antigo PFL. No exercício de seus três mandatos, Paulo Gomes se destacou pela sua qualidade de eloquente orador, atuação na área social e esportiva, com relevantes trabalhos prestados as comunidades carentes, entre eles, uma ambulância a disposição da comunidade, requerimento aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores para a doação da sede da Associação Desportiva a Pelada, criação do Centro Social Monsenhor Callou e homenagens com nomes de ruas do Magano de antigos moradores do bairro, como reconhecimento pelos serviços prestados.  Paulo Gomes era admirado pelos seus pares pelo profundo conhecimento de legislação e do que acontecia no cenário político local, estadual e nacional, sendo uma das vozes mais sincronizadas com os anseios da população do município e dos moradores do bairro do Magano. Ao lado de sua carismática esposa, dona Cordeira, estavam sempre disponíveis e solícitos para atender a qualquer hora do dia as pessoas do bairro do Magano e outras localidades que necessitavam de sua ajuda. 

Mesmo sem um mandato legislativo, Paulo Gomes e dona Cordeira continuaram recebendo as pessoas com a mesma receptividade e ajudando no que fosse necessário. Fora da tribuna da Casa Raimundo de Moraes, Paulo Gomes continuou influenciando a política de Garanhuns, tornando-se uma referência para muitos políticos, que buscavam seu apoio ou orientações políticas, sendo chamado por eles de “Enciclopédia Política da Cidade de Garanhuns”. Permaneceu sendo a voz da população na luta por melhorias, conquistas e desenvolvimento do nosso município. 

Paulo Gomes, nunca se afastou do bairro do Magano, residiu até o seu último dia na mesma casa, na Praça Campos Sales 408, participava ativamente da vida política de Garanhuns, e assim nos deixou dias depois após fazer um discurso em um comício na mesma praça e sentir um desconforto, falecendo dia 25 de agosto de 2018, deixando um legado e um exemplo de político sério, inteligente e comprometido com o desenvolvimento de Garanhuns em toda suas esferas e da melhoria da qualidade vida dos seus conterrâneos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O político e as raízes de Souto Filho

Gerusa Souto Malheiros* Do poder, meu pai não sentiu jamais o desvario, nem o considerou um bem de raiz. Da sua tolerância, da moderação e d...