terça-feira, 1 de agosto de 2023

Os 'Zés de Garanhuns

José Cardoso da Silva e José Inácio Rodrigues

Prefeito e vereador por dois mandatos José Inácio Rodrigues, nasceu no Estado de São Paulo, no ano de 1938, Zé Inácio chegou a Garanhuns ainda Bebê, adotando esta cidade como sua nova morada, a qual só deixou quando foi chamado pelo Criador. Zé do Povo como viria a ser chamado pela devido ao seu zelo pelas camadas mais carentes, exerceu várias funções em  sua vida a exemplo de professor dos  principais colégios da cidade, advogado, diretor da Ciretran de Garanhuns, radialista e funcionário público, função pela qual se  aposentou. Não foi só na vida privada que Zé Inácio marcou sua trajetória em Garanhuns. No ano de 1963 ele elegeu-se vereador ao lado do então prefeito Amílcar da Mota Valença. No ano de  1968, ele obteve sua segunda vitória nas urnas como vereador. A sua  trajetória política não parou por aí. Em 1982, numa eleição acirrada, Zé Inácio derrotou nas urnas o ex-prefeito e seu ex-aliado Amílcar da Mota Valença, a quem o ajudou eleger em sua primeira campanha para o legislativo municipal e que tentava voltar ao poder pela terceira vez, fato até hoje tentado mas não alcançado por nem um prefeito em nosso município. 

Zé Inácio governou Garanhuns até 1988 com uma administração conturbada. Deixou a prefeitura, após 5 anos de governo, como entrou. Homem pobre, criticado por uns, ovacionado por outros, coisa normal nesta vida. Viveu nos últimos anos em uma casa humilde na Rua do Magano, subida para o Cristo, acompanhado de vários problemas de saúde.

A paixão de Zé do Povo não se resumia apenas à política. Durante muitos anos, ele  apresentou o programa "Pelos Caminhos da Saudade", pela então Rádio Difusora de Garanhuns. "Amigos meus, Amigas minhas". Quem não lembra desta pérola usada quase que em todos os momentos que ele ia entrar no ar e que imortalizou seu programa. Além de um grande radialista e poeta, ele  também gostava de jornalismo, de  escrever suas crônicas. 

Homem educado, honrado e de muitos amigos José Inácio Rodrigues, tentou, à sua maneira, elevar o nome de Garanhuns, terra que ele tanto amava. Fez o que pode enquanto governante.

A trajetória política de José Cardoso da Silva foi brilhante como deputado estadual e vereador. Em seu primeiro mandato como vereador em 1959 obteve a maior votação do interior de Pernambuco, 1.073 votos.

No auge da ditadura militar, mesmo perseguido não se calou, levantou a voz em defesa dos  oprimidos. No dia 21 de junho de 1964 foi cassado pela ditadura militar. Na década de 1980 retornava novamente à Assembleia Legislativa de Pernambuco. Zé Cardoso, muito dinâmico em prol dos interesses coletivos, especialmente como líder sindical se revelando um grande líder da classe operária de Garanhuns, ora defendendo seus direitos juntos aos patrões, ora auxiliando nos momentos perante a justiça. 

Zé Cardoso foi um político na verdadeira acepção da  palavra de uma sensibilidade social espetacular, o humanismo dele ultrapassava qualquer limite do  horizonte por longínquo que fosse. Foi uma figura que todo mundo gostaria de tê-la como amigo. (Texto transcrito do jornal O Monitor de maio de 2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rafael Calumby

Rafael Calumby João Marques* | Garanhuns, Janeiro de 2017 Quando tive a notícia, Rafael estava enterrado já fazia dias. Morreu repentinament...