quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Meu reino encantado

(Foto: Anchieta Gueiros | Sítio Aguazinha, Iati | Junho de 2017)
Créditos da foto: Anchieta Gueiros | Sítio Aguazinha, Iati - PE | junho de 2017

Paulo Dácio de Melo*

Eu nasci em um ranchinho beira chão, num recanto de sertão, era meu reino encantado; duas nascentes ao lado, que jorrava a vida inteira, jorravam na cachoeira, enchia todo banhado; que banhava a natureza, tinha peixes muito grandes, que era a maior beleza; eu e papai íamos pescar, peixe assado no jantar, isso era com certeza.

Vida boa que passei, quando eu era criança, frutas tinha com abundância; mas tudo isso passou, só a lembrança ficou deste meu reino encantado.

Muitas árvores bonitas, lindos campos todos cobertos de flores, o perfume exalava quando o vento balançava aqueles cachos de flores.

Este mundo que vivi, era um mundo normal, o bem não temia o mau, e nem tão pouco se assustava; o homem tinha palavra, e não assinava papel, ainda tinha vergonha, se mandava o portador e a mercadoria chegava.

A moça via um rapaz e o rapaz gostava dela, ela ainda era donzela, ele se aproximava, enquanto não se casava, ele não tocava nela; o homem tinha palavra e a  mulher lhe respeitava, isso é mandamento sagrado; era também estatuto lá do meu reino encantado. Este mundo já passou!

Vivi com os meus ancestrais, mundo que não volta mais; boas lembranças ficou, sei que não estou pra ver, pobre do meu sucessor.

O homem perdeu o rumo, o valor e a vergonha;

Ah! Que saudades eu tenho lá do meu reino encantado.

Passou e não volta mais.

Filho respeitava os pais, o homem tinha vergonha e a mulher lhe respeitava. A família se criava todos sempre em harmonia; mas se alguém se inflamava, e o outro acompanhava, logo seu pai olhava e voltava a alegria, todos ficavam calados.

Ai que saudade eu tenho... lá do meu reino encantado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O político e as raízes de Souto Filho

Gerusa Souto Malheiros* Do poder, meu pai não sentiu jamais o desvario, nem o considerou um bem de raiz. Da sua tolerância, da moderação e d...