terça-feira, 1 de agosto de 2023

Memórias do Monsenhor Adelmar Valença - Parte XVI

 O jovem Padre Adelmar Valença

18 de dezembro de 1934 - Sábado - Dia da minha Primeira Tonsura! Foi conferida por D. Manuel Paiva, na Catedral, na missa das 7 horas. Foi raspada pelo Padre Godói, com a navalha oferecida por Ivanê. Foram companheiros de ordenação: Antônio Constantino e José Brasileiro, que receberam as duas últimas Ordens Menores; Antônio Callou e Artur Silvestre, que receberam as duas primeiras Menores; Otoniel Passos, que recebeu a Primeira Tonsura, juntamente comigo.

4 de março de 1935 - Segunda-feira - Dia da morte de Madame Inês. Via-a, pela última vez, no dia  da minha saída de Garanhuns para o Seminário, 30 de janeiro de 1934, oferecendo-me, nessa ocasião, um terço preto. Mostrou sempre para comigo especial atenção. Deus lhe dê o Céu!

22 de junho de 1935 - Domingo - Dia em que tomei posse, por um ano, da presidência da Congregação Mariana do Seminário da Paraíba.  Do Seminário de Garanhuns, também, fui, em 1933.

18 de novembro de 1935 - Segunda-feira - Férias do fim do ano. Exames: dia 29/10, Sociologia, nota 8; dia 30/10, Catequética, nota 8; dia 31/10, Liturgia, nota 10; dia 2/11, Cantochão, nota 7; dia 4/11, Escritura, nota 8; dia 6/11, Dogma, nota 8; dia 9/11, Moral, nota 8. Fui professor de Francês 1º e 2º, percebendo 40$000 por mês, com seis aulas semanais. Ocupei, no 1º trimestre, o cargo de vice-prefeito dos teólogos e, no 2º trimestre, o de prefeito dos mesmos. Passei as férias de São João, na Fazenda Volta, de D. Moça, irmã de D. Paiva. Desde ontem, em cerimonial na Igreja do Carmo, de João Pessoa, sou da Irmandade 3ª do Carmo.

1º de dezembro de 1935 - Domingo - Dia da recepção das ordens de Ostiário e Leitor. Foram conferidas por D. Manuel, na capela do Palácio Episcopal, na missa das 7 horas. Foram companheiros de ordenação: Antônio Constantino, que recebeu o presbiterato; Antônio Callou e Artur Silvestre, que receberam as duas últimas menores; Otoniel Passos, que recebeu, comigo, as duas primeiras menores; Antônio de Barros e Antônio Carneiro Manso, que receberam a Primeira Tonsura. Sairei para o Seminário Ferial de Mamanguape, após o Natal.

26 de julho de 1936 - Domingo - Dia em que correram, na Catedral de Garanhuns, os meus primeiros banhos (proclamas) para o meu Sagrado Subdiaconato. Que Deus seja louvado!

29 de novembro de 1936 - Domingo - Dia da recepção das ordens menores de Exorcista e Acólito. Foram conferidas por D. Moisés Coelho, na Catedral da Paraíba, na missa das 6 horas. Foram companheiros de ordenação: Afonso Rodrigues, que recebeu o presbiterato; Antônio Callou, José Galvão e Emídio Viana, que receberam o subdiaconato; Otoniel Passos, Hildon Bandeira, Oriel Fernandes e Luís Gonzaga Oliveira, que receberam, comigo, as duas últimas menores; Joel Morais, Antônio de Barros, que receberam as duas primeiras menores. Fiz o retiro para essas ordens e para o próximo subdiaconato, do dia 22, à noite, até hoje, pela manhã. O retiro foi pregado pelo frade franciscano alemão Frei Querubino.

Fonte: O Diocesano de Garanhuns e Monsenhor Adelmar de Corpo e Alma / Manoel Neto Teixeira / 1994.

Foto: O jovem Padre Adelmar Valença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O político e as raízes de Souto Filho

Gerusa Souto Malheiros* Do poder, meu pai não sentiu jamais o desvario, nem o considerou um bem de raiz. Da sua tolerância, da moderação e d...