terça-feira, 1 de agosto de 2023

Memória Esportiva de Garanhuns

José Ferreira Maciel  (Zé Cowboy)

Texto de Paulo Roberto de Almeida Santos (Dila)*

José Ferreira Maciel - Zé Cowboy - Nossa sempre humilde mas sincera homenagem de hoje, tem um sabor todo especial pois a nossa maneira de ver as coisas, é o Sr. José Ferreira Maciel, nosso companheiro e amigo Zé Cowboy, o exemplo vivo do que deveria ser todo cidadão que resolve assumir a grande responsabilidade de um cargo de diretor de qualquer entidade ou clube sócio esportivo.

Verdadeiro agueano desde o tempo em que na qualidade de simples simpatizante ou torcedor do clube, já nos dava provas incontestáveis do seu amor à Associação Garanhuense de Atletismo - AGA, tão querida por todos nós.

Como diretor de Patrimônio da Associação, nas gestões dos Srs. Luciano Zacarias e Paulo Barbosa, seu desprendimento e zelo além da responsabilidade demonstrada sobre tudo o que  pudesse significar um bem do clube, deveria constar nos anais desta agremiação e nos obriga a colocar o seu nome entre os  nomes constantes de qualquer lista ou relação que se faça de pessoas da nossa cidade que possam ser tidas como defensores legítimas do tradicional clube da Rui Barbosa.

Era na qualidade de Diretor de Patrimônio do Clube que em lugar de se envaidecer, facilmente poderia ser encontrado às cinco horas da manhã, aguando o campo a fim de conservar o seu gramado. Ainda nesta qualidade de diretor podemos afirmar que o estádio jamais deixou de ter sua iluminação em condições de atender treinos, jogos ou qualquer tipo de promoções que ali se desejasse realizar, sem também podermos esquecer que foi por sua causa, sua luta e seu trabalho que foi realizado o sonho da iluminação do Estádio, quando na época foi inclusive chamado de louco e  sonhador a dar os primeiros passos em direção da meta posteriormente alcançada. Qualquer bem do clube por menos ou mais insignificante que pudesse parecer para ele era um bem do clube e como tal merecia total atenção.

Sua passagem pelo Coral do Arraial, sob a regência do Pe. Luiz, vem corroborar de maneira brilhante tudo aquilo que acabamos de dizer ao seu respeito. Muito brio, muita luta, muito sacrifício e boa vontade fazem parte do rastro deixado pelo Sr. José Ferreira Maciel, nosso amigo Cowboy, não só na AGA, não só no Coral, onde se dizia de boca em boca que o problema só existia até o momento em que era entregue nas mãos do Zé.

*Historiador e cronista esportivo / Garanhuns, maio de 1996 / Jornal Agreste em Foco.

Foto: José Ferreira Maciel  (Zé Cowboy).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um encontro de saudades

Waldimir Maia Leite "Wadô" Marcílio Reinaux* Homem ou mulher, por mais forte que seja, não escapa de momentos transcendentais na v...