quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Manoel Luna - Um exemplo para os homens públicos de hoje


Por Roberto Almeida*

Manoel Tenório Luna nasceu no dia primeiro de dezembro de 1924, no vizinho Estado de Alagoas. Filho de Antônio Tenório Luna e Josefa Duarte Luna, cedo veio residir em Caldeirões dos Guedes, em Bom Conselho - PE, tendo terminado o antigo 1º grau naquele distrito. Depois, na sede do município, cursou o ginasial e normal no Colégio São Geraldo. Terminado o 2º grau, fez vestibular para Direito em Caruaru, sendo classificado em primeiro lugar.

Aos 14 anos de idade já trabalhava com seu pai, no comércio de tecidos e aos 17 anos começou a gerenciar a  Casa Apolinário, em Bom Conselho. Com 20 anos resolveu voar mais alto: foi para o Rio de Janeiro e prestou serviço militar na Aeronáutica. No seu retorno a Pernambuco, voltou à atividade comercial aplicando os conhecimentos adquiridos em Caldeirões e Bom Conselho. Novamente se dedicou a comercializar no ramo de tecidos, inclusive como proprietário de uma alfaiataria. Quando completou 29 anos casou-se com a carioca Léa Exposito Luna, se estabelecendo, a partir de então, no comércio de gêneros alimentícios.

Manoel Tenório Luna ainda foi carreteiro, tendo percorrido as diversas regiões do Brasil no seu veículo, sempre transportando algum tipo de mercadoria de uma cidade para outra. Com sua esposa, teve três filhos.

POLÍTICA

Luna ingressou na política em 1956, exercendo mais de um mandato na Câmara Municipal até 1969, tendo sido inclusive presidente do Legislativo conselhense. A Casa do Povo, à sua época, foi  denominada de Dantas Barreto, em homenagem ao grande  herói pernambucano. O parlamentar depois se elegeu prefeito em duas oportunidades, tendo ainda conquistado um mandato de deputado estadual, em 1986, na eleição que marcou a volta de Arraes (seu aliado) ao Palácio das Princesas.

"Mané Luna", como era conhecido pelo povão da  cidade, sítios e distritos de Bom Conselho marcou a vida do município em suas duas administrações. O prefeito investiu em saneamento básico, educação, saúde, eletrificação, comunicação e estradas. calçou 70% do perímetro urbano da cidade, na época, tendo ainda aperfeiçoado o serviço de abastecimento d'água, que era  precário. Levou a rede de esgotos e sanitários as vilas, tendo sido o primeiro governante a ter  essa preocupação.

O prefeito Manoel Luna fez calçamentos nos  distritos de Barra do Brejo, Caldeirões, Rainha Isabel e Lagoa de São José. Ainda na área rural, construiu escolas, implantou programas de merenda e distribuição de livros didáticos e levou postos de saúde a Igreja Nova, Logradouro dos Leões, Cachoeira do Pinto, Barra do Brejo, Caldeirões dos Guedes, Rainha Isabel e Lagoa de São José.

Quando administrou Bom Conselho, Manoel Tenório Luna não contava com os recursos dos prefeitos de hoje. Não havia tantos repasses federais, nem Fundeb ou SUS e o FPM era minguado. Mesmo assim o ex-prefeito deixou obras marcantes na cidade, nos distritos, nas vilas e povoados. Um bom exemplo de sua visão do futuro foi a construção do "Palácio Municipal Coronel José Abílio", ainda hoje moderno e imponente, numa das principais áreas da zona urbana.

Temos também ainda hoje como obras que o tempo não minimizou o significado as praças Dantas Barreto, da Bandeira, João Pessoa e Frei Caetano de Messina. Luna construiu o prédio da Biblioteca João Felino Tenório, além disso recuperou o Hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso, inclusive ampliando o quadro de pessoal e adquirindo novos equipamentos. Na sua gestão, foi criado o feriado municipal de 26 de abril, em homenagem a Nossa Senhora do Bom Conselho.

Durante o seu mandato de deputado, Manoel Luna conseguiu viabilizar a eletrificação rural de centenas de propriedades rurais, em localidades como Brejo, Caldeirões, Logradouro das Leões e toda zona rural de Bom Conselho. Atendeu ainda moradores de Terezinha, Garanhuns, Iati, Lagoa do Ouro, Águas Belas, Venturosa e Caetés.

MIGUEL ARRAES

Com o apoio do ex-governador Miguel Arraes, atuou em vários municípios conseguindo a construção de açudes e cisternas, a recuperação e conservação de estradas, merecendo destaque as grandes pontes construídas em Bom Conselho, ligando os distritos à sede. No município que governou, conseguiu a aquisição de um imóvel para instalação de Fórum Dr. Orlando Cavalcante Albuquerque.

Outras ações do parlamentar foram a instalação da nova cadeia pública de Bom Conselho, a aquisição de ambulâncias, concessão de bolsas de estudo para estudantes universitários e do segundo grau, indicação de emendas na Constituinte Estadual autorizando o Governo a fundar a Companhia de Gás, a COPERGÁS, a implantar farmácias populares do Lafepe em vários municípios e a transformação do Horto de Dois Irmãos em Fundação, entre outras. Manoel Tenório Luna faleceu em março de 2009. 

Texto transcrito do Jornal Correio Sete Colinas de abril de 2009.

*Escritor, jornalista e blogueiro.

Foto: Manoel Tenório Luna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre aos 84 anos, João Marques autor do Hino de Garanhuns

Faleceu na madrugada deste domingo, 22, o escritor, poeta, cronista, romancista, jornalista e compositor João Marques dos Santos. Ex-funcion...