domingo, 20 de agosto de 2023

Jornalista Ulisses Pinto no XIV Congresso de Imprensa do Interior de Pernambuco em 1985

Jornalista Ulisses Pinto
A abertura contou com a presença de várias autoridades do Estado, de Olinda, cujo prefeito Dr. José Arnaldo do Amaral, Presidente de Honra do  Congresso deu integral apoio, mormente no plano financeiro. O certame foi iniciado no dia 22 e chegou ao seu término no domingo, na sede da prefeitura local. Grandes problemas    foram abordados como a liberdade de imprensa, defesa do jornalista do interior, luta em prol de  uma tarifa especial de energia  elétrica para emissoras de rádio do interior de Pernambuco, Sindicalização para os jornalistas que trabalham  nos diversos órgãos  de imprensa do nosso "Hiterland", Interiorização da publicidade governamental, preços de tarifas postais para jornais, apoio do governo do Estado para os jornais do interior e outros assuntos de importância para a classe de jornalistas que lutam em suas comunas,  além de apreciações de requerimentos os mais diversos.

O jornal o Monitor, no dizer do jornalista Venceslau Tavares Costa, advogado, juiz classista da 9ª Junta de Conciliação e Julgamento do Recife, Diretor do Patrimônio e Assistência Social do AIP "foi magistral em defesa do jornalismo e dos jornais do interior". Ulisses Pinto mereceu ter recebido uma das medalhas ofertadas pelo prefeito do Recife em homenagem ao Congresso. Aliás a iniciativa coube ao valoroso jornalista Carlos Artur de Andrade Ferrão, Diretor do Departamento de Imprensa do Interior da AIP e que por sinal fez bela oração na abertura do Conclave, saudando os seus companheiros do interior.

Eis em linhas gerais os trabalhos apresentados e aprovados do jornalista Ulisses Pinto (foto): Pedido de providências "junto ao Sindicato dos Jornalistas profissionais do Recife (futuramente todo Estado de Pernambuco) para que haja completa fiscalização no sentido      de serem sindicalizados jornalistas que  vivem no "batente" e não colaboradores eventuais". A AIP também irá participar dessa luta dos que realmente são jornalistas.

Voto de Congratulações com o prefeito de Olinda, Dr. José Arnaldo "pelo completo êxito do Certame de Jornalistas do interior do Estado.

O Dr. José Arnaldo, foi a pessoa chave que em boa hora, com sacrifícios mil e com grandes despesas provou que é um denodado amigo da imprensa não só de  Olinda mas de todo o Estado de Pernambuco".

Requerimento e aplausos com a Delegação de Santa Cruz do Capibaribe" por ter enviado maior número de representantes", nas pessoas dos jornalistas Israel de Carvalho,  Diretor do Jornal Capibaribe, Hamilton França, Rita de Cassia, Edson Tavares, Gilvaneide Amélia da Silva, José Oliveira, Edivaldo Alves dos Santos e Aldenice Maria de Farias. Tal proposta teve o apoio decidido de Lúcia Costa - Gazeta do Interior - Garanhuns, Alba Tavares Correia, Diretora do Departamento Feminino da AIP (Associação da Imprensa de Pernambuco) e Brandina Rocha Lima, poetisa e escritora de Moreno.

Apelo ao governador Roberto Magalhães Melo "no sentido de dar apoio financeiro aos jornais do interior deste Estado que atualmente circulam muito deles a duras penas". No requerimento ficou decidido que o jornalista José Almir Borges, Secretário de Imprensa do Estado e membro da AIP tome conhecimento da decisão do plenário que aplaudiu a iniciativa de Ulisses Pinto.

Voto de Profundo Pesar pelo recente falecimento da jornalista Ivonita Alves Guerra que foi redatora e revisora deste jornal "por ter sido uma das figuras brilhantes de Garanhuns, não só  como jornalista, mas como digna professora do ensino superior daquela terra, onde o Nordeste garoa". Ulisses Pinto ficou encarregado de dar conhecimento à família de Ivonita Guerra.

Voto de Aplausos com uma grande justificativa com o "eminente jornalista pernambucano Barbosa Lima Sobrinho, Presidente da Associação Brasileira de Imprensa, pelo magistral trabalho publicado no Boletim da ABI de setembro/outubro do ano em curso sob o título "EM BUSCA DE UM CÓDIGO DE ÉTICA". Verdadeira glória em matéria de ser criado na imprensa brasileira um Código de Ética para todos os jornalistas quer sejam eles profissionais ou não".

"De qualquer forma a presente Moção tem um sentido também de se homenagear um jornalista ilustre, ex-governador deste Estado que tem uma vida inteira pela própria vida do jornalismo brasileiro. o Dr. Barbosa Lima Sobrinho irá tomar  conhecimento das homenagens do Congresso a sua pessoa.

Voto de Congratulações "com os jornalistas da Comissão Organizadora deste Congresso os quais são: Ricardo Corrêa, nosso grande e edificante Presidente da AIP, José Hipólito Araújo, Carlos Cavalcanti, José Cabral da Rocha, Venceslau Tavares da Costa, Carlos Artur de Andrade Ferrão,  Ubiratan de Castro e Silva, grande batalhador deste Conclave, Vladimir Meireles, Adnoran Gonçalves e Alba Tavares Correia.

Também sejam incluídos os senhores da Prefeitura de Olinda. Cidade Lendária e Patrimônio da Humanidade, Carlos Fraga, Lydia Amaral, Flávio Zirpoli, Eliane Andrade, Juliana Cuentro e Ana Farrache".

Houve um adendo do confrade Venceslau para ser incluído no requerimento o nome da jornalista Nina Gonçalves dos Santos, uma das baluartes do Congresso.

Outro trabalho de Ulisses Pinto: Solicitando ao Jornal do Commercio e Diário de Pernambuco, pelo  menos o salário mínimo para ser pago mensalmente aos correspondentes daqueles jornais do interior. Na discussão, o jornalista João Antônio, do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Recife, pediu um adento: Em vez de salário mínimo fosse dito "Salário Base Profissional". O autor concordou plenamente.

Também aprovado requerimento do representante deste jornal para que  o Ministro das Comunicações e o Presidente da EBCT tomem medidas no sentido de diminuir as tarifas para o porte dos jornais do interior, devido a "defasagem" violenta entre o custo de jornal e o aumento sempre crescente das tarifas postais mesmo as mais simples".

Aprovado uma proposta para que o Congresso ou a AIP remetam ofícios de agradecimentos aos prefeitos que enviaram as bandeiras de seus municípios para serem hasteadas na fachada do "Palácio dos Governadores" (Prefeituras). A bandeira de Garanhuns ficou hasteada entre outras porém muitos município participantes  não tomaram conhecimento da solicitação dos dirigentes do XIV CONGRESSO o que foi lamentável.

Ulisses Pinto, ainda viu ser aprovado um Voto de Aplausos com o jornalista Gilberto Melo e com a meiga e inteligente jornalista Maria Inês Rocha Koury (sobrinha de Jorge  Koury, pessoa querida que morou em Garanhuns por muitos anos), Editora da Revista A Região, que trata de assuntos culturais os mais diversos que     se  edita na cidade de Palmares. O jornalista Venceslau Tavares pediu para ser incluído no Voto de Aplausos à Rádio Cultura dos Palmares.

Voto de Congratulações com a AIP e Sindicato dos Jornalistas foi solicitado pelo vice-diretor deste jornal pela "defesa sempre crescente com os jornalistas do interior, ramos da mesma árvore dos seus colegas da capital", com uma emenda do jornalista-radialista Valdir Duarte Coelho, da Rádio Planalto de Carpina, para incluir as emissoras de rádio do interior.

Um voto de Congratulações pedido especialmente para o Coordenador do Congresso , bacharel-jornalista Ubiratan de Castro, ex-prefeito de Olinda, foi a  pedido de Ulisses Pinto transformado por aclamação. Na verdade, Ubiratan foi a alma do Congresso, graças ao seu espírito de  luta e de companheirismo.

O jornalista Ulisses Pinto participou da Comissão "Tarifa Especial e Energia Elétrica para Emissoras do Interior", onde com outros companheiros um parecer foi aprovado.

As sessões do Congresso foram presididas pelos jornalistas Ricardo Corrêa, Presidente da AIP bem como do seu vice José Hipólito de Araújo.

Em suma, o Congresso atingiu seus objetivos mais imediatos e entre outros jornalistas salientamos as figuras de Leocádio Morais, Valdir Alves Coelho, Rádio Planalto de Carpina, João Torres (Rádio Bitury - Belo Jardim) Alba Tavares Correia, Carlos Artur, Venceslau Tavares, Ricardo Corrêa, Carlos Cavalcanti, Antônio Miranda (Caruaru), José  Cabral da Rocha, José Hipólito Araújo, Vladimir Meireles, José Almir Borges, Selênio Homem de Siqueira, Arijaldo Carvalho, Diretor do Jornal Gazeta do Bitury (Belo Jardim).

Compareceram 153 jornalistas incluindo radialistas. Houve diversos sorteios, sendo Ulisses Pinto contemplado para conhecer por três horas o Hotel Praia Norte, o melhor de Olinda, perto do Centro de Convenções. Naturalmente ele terá direito a uma acompanhante "no bom sentido".

Houve, ainda bons momentos de camaradagem e o Ulisses Pinto disse que a vida noturna de Olinda é superior a do Recife, mormente na orla marítima.

O Jornal o monitor foi bem representado pelo companheiro Ulisses Pinto.

O jornalista-radialista Rocir Santiago, assessor de imprensa da prefeitura local, compareceu ao Conclave fazendo entrega de 150 exemplares deste jornal o que não deu para quem quis numa prova de que O Monitor é querido e procurado.

Rocir Santiago devido a outros afazeres não teve tempo de apresentar proposições.

Compareceram jornalistas e radialistas de Água Preta, Belo Jardim, Carpina, Palmares, João Alfredo, Limoeiro, Bezerros, Olinda, Vitória de Santo Antão, Surubim, Barreiros, Altinho, Santa Cruz do Capibaribe, Cabo, Pesqueira, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Recife e Garanhuns, ao grande conclave jornalístico.

Por todos os presentes, foi escolhido a cidade de Caruaru para sediar o XV CONGRESSO DA IMPRENSA NO INTERIOR (maio/1986).

Fonte: Jornal O Monitor / Garanhuns, 30 novembro de 1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Último Desejo

João Marques | Garanhuns E as rosas, e as rosas... florescem os meus olhos que estavam no desdouro das cenas da vida e inda essas rosas de o...