segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Ivo Amaral Patrimônio de Garanhuns

Reunião "Desenvolvimento com Participação" (1979) - Jaime Pinheiro, Prefeito Ivo Amaral, Governador Marco Maciel, Dr. José Tinoco e Roberto Magalhães

Audálio Ramos Machado Filho*

Ao chegar em Garanhuns para estudar no Colégio Diocesano, certamente o menino Ivo não imaginava como iria ter importância nos destinos da "Terra de Simôa Gomes" nas décadas seguintes. Funcionário público do DPV, Vereador, Vice-prefeito, Prefeito, Deputado Estadual, antes de tudo foi um abnegado construtor de uma Garanhuns mais moderna, com destaque no Estado de Pernambuco.

Conheci Ivo na campanha de 1976, acompanhando meu pai, ex-Vereador Audálio Ramos nos comícios e visitas daquela campanha memorável, eleito, Ivo foi beneficiado pela ampliação do mandato para seis anos, ganhou mais Garanhuns, que viu uma gestão ousada de ações de infraestrutura, melhorias nas estradas vicinais, desenvolvimento da área educacional e cultural. Com amplo leque de amizades o prefeito conseguia captar muitos investimentos, contando ainda em um primeiro momento com o aval do vice-Prefeito, Dr. José Tinoco, logo eleito Deputado Estadual e fazendo a ponte com o governo do "Desenvolvimento com Participação" do maior Governador que o interior de Pernambuco já teve: Marco Antônio de Oliveira Maciel.

Concluída esta etapa, Ivo é eleito Deputado Estadual, estávamos em palanques diferentes pois em 1982 ele e Dr. José Tinoco disputaram uma vaga à Casa de Joaquim Nabuco. Reeleito em 1986, Ivo volta a disputar o Palácio Celso Galvão em 1988, mais uma vez se une com Dr. José Tinoco. Dessa vez, já eleitor, participei diretamente da campanha, junto ao coordenador, Sr. Jaime Alves Pinheiro, homem acolhedor, dócil, grande estrategista. Aprendi muito naquela campanha difícil, pois o adversário principal era Sr. José Cardoso, homem querido pelo povo pobre, político inteligente, grande orador, um grande embate eleitoral.

Lembro bem da primeira vez que entrei em um gabinete de um prefeito, em 1977, meu pai me levava como representante da equipe de futebol de salão da 5ª série do Colégio Santa Sofia, levei um pedido de apoio para fazermos nosso "padrão", e ali bem recebido e atendido, percebi o gabinete com muitos vereadores, políticos, secretários, pois se tem uma coisa que Ivo sempre gostou é de estar cercado pelos amigos e de uma boa prosa.

Ressalto também a amizade que ele sempre teve com meu avô materno, Manoel Moreira, seu amigo dos tempos do Diocesano, e por quem sempre teve grande consideração. Todos os livros lançados pela Prefeitura meu avô sempre recebia um exemplar com a dedicatória dele. Quando meu avô deixou a cafeicultura em Brejão e se estabeleceu definitivamente em Garanhuns, Ivo prontamente convidou ele para colaborar com seu  governo, somos muitos gratos por esta atitude.

Fundador da Rádio 7 Colinas com Luciano Oliveira, participante assíduo das atividades dos ex-alunos do Colégio Diocesano, dos clubes de serviço, dos Caminhantes do Parque. Garanhuns muito agradece a Ivo Tinô do Amaral.

Parabéns Ivo Amaral, amigo de Garanhuns!

* Economista e ex-vereador.

Foto: Reunião "Desenvolvimento com Participação" (1979) - Jaime Pinheiro, Prefeito Ivo Amaral, Governador Marco Maciel, Dr. José Tinoco e Roberto Magalhães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casas comerciais: 10 Portas, atrativa e Brasil Chic

Estes nomes pitorescos de algumas casas comerciais do meu tempo, todas elas situadas na Rua Santo Antônio, a principal de nossa cidade, e on...