segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Frei Caetano de Messina



REMINISCÊNCIA DE UM PERSONAGEM ILUSTRE - Um dia... Há sempre uma dia nas páginas dos grandes, dos idealistas através dos tempos educacionais.

Um dia... Nasceu a Escola Estadual Frei Caetano de Messina, em Bom Conselho. Ontem... Era um Frei Leão, um Frei Dimas, um Frei Ambrózio, os seus diretores, deixando marcas de administração inteligente e profícua; hoje... Um professor dinâmico e eficiente conduz os  seus trabalhos, doando à comunidade, o melhor de suas intenções - o jovem diretor Luiz Carlos Pessoa.

As reminiscências de homens ilustres como o patrono do renomado Colégio Estadual, fica estampado aqui, para que o universo educacional conheça seus valores.

Em 1807 nasceu na Itália Frei Caetano de Messina, Jovenzito, Deus o chama para a vida religiosa. Ordenado Sacerdote, voltou-se generosa e heroicamente ao  serviço das almas, à assistência às doenças, e ao ofício de professor de Filosofia e de Teologia.

Em 1841, aporta em Recife, recolhendo-se no Convento de Penha. O campo de lutas era vasto. Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio de Janeiro sentiram logo o fervor do espírito de Frei Caetano de Messina.

O Recife, Olinda, Igarassu, Paudalho, Goiânia, Tracunhaém, Bom Jardim, Brejo da Madre de Deus, Cimbres, Lagoa do Monteiro, Ingazeira, Viçosa, Quebrângulo, Bom Conselho e outras o viram, o ouviram, o admiraram e se deixaram levar pela força da sua palavra de homem de Deus e de filho de Francisco de Assis. Igrejas, cemitérios, açudes, colégios, pontes foram surgindo, a força criadora de sua vontade férrea.

Aos 5 de fevereiro de 1853, Frei Caetano chega ao povoado de Papacaça. Era o anjo da paz que vinha para a terra das lutas, das discórdias e de devassidão.

Deu-se ele à luta como um herói e como um Santo. Na pedagogia de sua palavra, ele pôs o trabalho como apoio para  o bem.

Um grande colégio ele o construiu, o Nossa Senhora do Bom Conselho, para a educação dos jovens. Para ajudá-los nesse afã abençoado, ele fundou uma comunidade, semente que brotou e cresceu em Pernambuco e fora dele. A sua benéfica influência ainda hoje perdura, no campo religioso, cultural, social e econômico. Sua presença, ainda continua nas suas obras e no trabalho apostólico dos Capuchinhos em terras de Bom Conselho.

A obediência o levou para o Rio de Janeiro. Lá desempenhou o ofício honroso e espinhoso de Comissário Geral das Missões do Brasil. Mas tarde, Montevidéu se tornou o campo de seu novo apostolado. Já, Deus o chamou para a eternidade em 9 de janeiro de 1878.

O Anjo do Brasil, assim o chamamos com gratidão e amor. Assim... as marcas do passado tornaram-se Reminiscências.

*Professora Glorinha Tenório Luna / Garanhuns, 9 de Maio de 1987

Foto: Frei Caetano de Messina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casas comerciais: 10 Portas, atrativa e Brasil Chic

Estes nomes pitorescos de algumas casas comerciais do meu tempo, todas elas situadas na Rua Santo Antônio, a principal de nossa cidade, e on...