sábado, 26 de agosto de 2023

Festa popular

João Marques dos Santos

João Marques* | Garanhuns

Festa popular e de santo, tinha de contar com guloseimas, especialmente com arroz doce, que atraia crianças, jovens e adultos. Na localidade Aroeira, distrito de São João, em Garanhuns, a festa de São Sebastião, promovida na residência de Ulisses Caiana era uma das mais movimentadas. A mais famosa vendedora do arroz, a viúva de Honório Leandro, estava sempre com o panelão cercado por apreciadores desse produto. Em dado momento, observou-se nas proximidades, uma perturbação da ordem por Pedro Cândido que estava embriagado. José Vilela de Melo, respeitável proprietário, tratou de o aconselhar. Pedro reagiu e recebeu um grande safanão que fez com que desse uma cambalhota. Ao cair, notou que perdeu um dos sapatos que, procurado por várias pessoas, não foi encontrado. Desencantado, retirou-se, tudo voltando ao normal. A fama do arroz-doce da viúva chegou ao conhecimento de alguns visitantes que foram saboreá-lo, despertando num deles muita curiosidade, queria saber o segredo do sabor do produto. Embora lisonjeada, a viúva fazia-se de rogada diante da insistência do interlocutor. Mas, resolveu à sua maneira, satisfazê-lo e, também, aos presentes. Para o arroz não pegar no fundo do panelão estava ela sempre mexendo. Meteu a concha e retirou-a cheia e em seguida mostrou: "olhe aqui o segredo". Só que na concha encontrava-se o sapato de Pedro Cândido, que durante a confusão caiu exatamente dentro do panelão de arroz-doce.

*João Marques dos Santos, natural de Garanhuns, onde sempre residiu, é poeta, contista, cronista e compositor.  Teve diversas funções nas atividades culturais da cidade: foi Presidente da Academia de Letras de Garanhuns, durante 18 anos, Diretor de Cultura do Município e, atualmente, é presidente da Academia dos Amigos de Garanhuns - AMIGA. Compôs, letra e música, o Hino de Garanhuns. Mantém, desde 1995, o jornal de cultura O Século. Publicou quatro livros de poesia: Temas de Garanhuns, Partições do Silêncio, Messes do azul e Barro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Erich Fromm

Dr. José Francisco de Souza Dr. José Francisco de Souza* | Garanhuns, 29/03/1980 A entidade básica do processo social é o indivíduo com seus...