quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Espiritismo


Raimundo de Morais*

Todas as criaturas humanas, viventes neste planeta, estão envoltas nas dobras de uma misteriosa determinação divina, que bem se poderia chamar Lei do Destino.

Os fatores que concorrem diuturnamente sem protesto algum, asseguram esse  conceito, dando-lhe ainda uma  imagem de evidente realidade. Não seria,  somente através de leituras e do constante folhear de livros, que  se poderia ajuizar seguramente a respeito do que, em  verdade, significa doutrina espiritualista. Necessário se faz portanto que elevemos as  nossas mentes ao mais alto plano de observação, a fim de apreciar os fatos e os acontecimentos pelo real princípio sobre que se basearam os antigos iniciados. Feito isso, deve-se retornar ao campo da realidade e, dentro dele, seguir a santificante orientação traçada pelo divino mestre Jesus Cristo que, embora dispondo de  profundos conhecimentos  espirituais, preferiu negar, ensinar, exemplificar através  de parábolas, exatamente por que o povo da terra, em cujo meio Ele reencarnou era analfabeto, na sua quase totalidade. Em verdade, não poderia entender o edificante sentido dos ensinamentos, tendo em vista o atraso cultural que o dominava, verificando-se o mesmo fenômeno entre os Apóstolos que também não sabiam ler e nem escrever. Através das  nossas divulgações escritas ou faladas, temos recomendado a leitura da literatura espírita, atendendo à clareza dos seus comentários. Todavia, convido lembrar que este conselho prende-se, particularmente, às iluminadas "Mensagens" que nos  enviam, por intermédio dos aparelhos mediúnicos, os Espíritos desencarnados que  viveram, muitos dos quais nossos conhecidos, de cuja identidade se poderia dar o  mais expressivo testemunho. O que temos assistido em  vários Centros Espíritas, relativamente às manifestações de elevados e edificantes  ensinamentos espirituais, além de orientações aproveitáveis em sentido da nossa elevação moral, que nos induz cada dia que passa a admitir, conscientemente, a verdade desses fenômenos, ainda se  pode apresentar uma justificativa segura e incontestável. Não podemos, e nem sequer, duvidar dessa verdade, considerando que os Espíritos iluminados se aproveitam de Médiuns completamente analfabetos, para nos transmitir luminosos conselhos e darem demonstrações claras de como viveram aqui neste mundo, indicando local onde residiram e trabalharam junto aos seus  familiares, é certo que termos de nos convencer que  o Espiritismo significa indubitável realidade. O Espiritismo Cristão, entretanto, deve ser praticado e ensinado pelo divino Pastor Jesus Cristo e como fazem os Espíritos aperfeiçoados - dando de graça - tudo aquilo que  de graça recebemos, por determinação da divina providência. E nunca cairmos em campo iludindo os incautos em termos de exploração comercial, traindo desse maneira e criminosamente os santificados ensinamentos.

*Médico, político e jornalista / Garanhuns, 23 de abril de 1977.

Créditos da foto: Anchieta Gueiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O cabo eleitoral

Garanhuns - A presença do "cabo eleitoral", ou "de eleitor", está ligado às eleições, desde os  tempos do Brasil colônia...