terça-feira, 1 de agosto de 2023

Espiritismo


Raimundo de Morais* (foto) | Garanhuns, 24 de setembro de 1977

O Espiritismo Cristão, teve a sua origem logo após a gloriosa Ascenção de Jesus Cristo ao Plano Prímus, no Mundo da Espiritualidade. Segundo indica o relato sagrado, os Apóstolos, sob a orientação de Pedro, auxiliados espiritualmente por Tiago e João, fundaram uma Seara Espírita sob a denominação de IGREJA DO CAMINHO, onde se realizavam doutrinárias, bem como manifestações de  Espíritos desencarnados, através dos sensitivos aparelhos de Mediunidade. 

Foi exatamente no interior de uma Casa humilde, situada à margem da Lagoa de Cesárea, onde  residia em companhia de João Evangelista, -MARIA DE NAZARÉ,  mãe de Jesus Cristo, que fundara-se o primeiro Centro Espírita, cuja edificante finalidade era difundir o Espiritismo e Verdade, tal como pregou, ensinou e exemplificou o Divino Mestre. Uma Doutrina que teve os seus alicerces nos santificados princípios Espirituais e destinada a difundir os divinos ensinamentos, jamais proporcionaria oportunidades para dúvidas e indecisões, especialmente quando baseada nas palavras de Jesus, como se vê nos termos do seguinte pronunciamento: - IDE  E ENSINAI E EU ESTAREI PRESENTE". E foi exatamente na Igreja do Caminho, quando os Apóstolos e discípulos estavam reunidos em oração, que Maria Madalena, trouxe-lhes a notícia de haver visto Jesus Cristo, ocasião em que o MESTRE lhe ordenou dizendo: "Vai para meus irmãos e dize-lhes que subo para meu Pai e vosso Pai, e para meu Deus e vosso Deus". E Maria Madalena, foi anunciou aos discípulos que vira o Senhor e que Ele lhe dissera essas coisas. Dias após essa NOTÍCIA, os Apóstolos reuniram-se de portas cerradas, temendo a violenta perseguição dos Judeus, quando inesperadamente Jesus lhes apareceu. E Tomé, um dos doze Apóstolos, que não se achava presente nessa ocasião, apresentou as suas dúvidas, alegando não dar nenhum crédito aquelas informações, achando talvez que era impossível o ESPÍRITO SE MATERIALIZAR. e assim, continuou duvidando das participações dos seus companheiros.

Oito dias, após a essa passagem estavam os Apóstolos novamente reunidos e entre Eles, encontrava-se o incrédulo Tomé, quando os irmãos reafirmaram que haviam visto o SENHOR, enquanto Tomé continuava dizendo não acreditar. Foi exatamente nessa ocasião de JESUS apareceu, apesar de as portas se acharem fechadas. E ao surgir, inesperadamente, pronunciou as seguintes palavras: "PAZ SEJA CONVOSCO". Ora, Tomé que havia afirmado que continuaria duvidando, a menos que não lhe fossem mostrados os sinais dos cravos em suas mãos, pretendendo meter as mãos nos lado, fora disso de maneira nenhum darei crédito. Porém, naquela oportunidade, o CRISTO DISSE: - referindo-se a Tomé - "chega aqui o teu dedo e vê às minhas mãos e chega às tuas mãos e mete-as  no meu lado e não sejas mais INCÉDULO, MAIS CRENTE. Tomé respondeu e disse-lhe; "SENHOR MEU E DEUS MEU". Nesse ponto Jesus lhe disse: "por que me viste, Tomé creste, bem-aventurado os que não viram e creram". Daquele momento em diante, Tomé passou a cultivar a Seara Espírita, testemunhando o  que vira através da sua incredulidade. Qualquer pessoa que se dedicar ao ameno trabalho de folhear os livros Espíritas, inclusive Revistas e Jornais, encontrará bases substanciais para reafirmar, como tantos outros, que a Doutrina é, em verdade, a continuação dos santificados ensinamentos divinos.

Todavia teremos que considerar que o Espiritismo deve ser pregado e ensinado em ESPÍRITO E VERDADE, como o fez Jesus Cristo no decorrer da sua peregrinação. É de real importância o aproveitamento da  MEDIUNIDADE  em todas as suas modalidades, exatamente porque todas as criaturas humanas são detentora dessa sensibilidade, por que é sem dúvida nenhuma a maneira de se constatar a intercomunicação existente entre os vivos e os mortos. Somente os que  não veem e acreditam, são os bem-aventurados. Portanto a Fé, assegura, espiritualmente as duas vidas na sua plena realidade.

*Médico, jornalista, cronista e poeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O político e as raízes de Souto Filho

Gerusa Souto Malheiros* Do poder, meu pai não sentiu jamais o desvario, nem o considerou um bem de raiz. Da sua tolerância, da moderação e d...