quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Dr. José Henrique Wanderley

Procedente de tradicional e ilustre família pernambucana, quando aqui chegou já era bacharel em Direito pela Faculdade do Recife. Foi promotor público da nossa Comarca por muito tempo. Privamos de sua amizade. Advogado criminal colhemos muitos frutos da árvore de sua inteligência. Político da velha guarda. Pertencia aos quadros do velho PSD.

Nos primórdios da redemocratização do País foi indicado como homem de inteira confiança do governo estadual, para prefeito do nosso município. Em 31 de março de  1945 foi solenemente investido no referido cargo. Ao assumir as funções, declarou que as portas da prefeitura estavam abertas para o povo. Pretendia governar com a comunidade. Novos horizontes surgiram para a liberdade. Isto por que  as reações da ditadura mantinha o nosso povo moralmente coagido. Governou com muita cautela e ponderação. Foi um verdadeiro condutor de princípios. Bom administrador, calçou várias artérias da nossa cidade. Entre elas a Siqueira Campos, Melo Peixoto, Santos Dumont e parte da Manoel Borba. Homem afeito aos bons empreendimentos.

Muito comunicativo gostava do diálogo franco e aberto. Não transigia com o analfabetismo social que no governante moderno é mais grave que o analfabetismo verbal. Realizava antes de prometer. Usava com muita dignidade as armas de sua  cultura. Acatou todas as  iniciativas de ordem cultural. O nosso Centro de Cultura Intelectual "Severiano Peixoto" encontrou o suporte fático de seu desenvolvimento. Seu governo foi a consolidação da democracia em marcha. Simples, modesto, digno e sobretudo portador de sólida cultura humanística. 

Por muito tempo exerceu o elevado cargo de Secretário da Fazenda, onde a sua capacidade revelou-se de modo específico. Foi um cavalheiro em toda linha. Terminou a sua missão aqui na terra na capital do Estado, onde por muito anos fixou residência. A sua vida entre nós foi pontilhada de exemplos dignos de um grande vulto da nossa cidade.

*Dr. José Francisco de Souza | Advogado, cronista, historiador e jornalista | Garanhuns, 6 de dezembro de 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Erich Fromm

Dr. José Francisco de Souza Dr. José Francisco de Souza* | Garanhuns, 29/03/1980 A entidade básica do processo social é o indivíduo com seus...