domingo, 4 de fevereiro de 2024

Garanhuns 145 anos Cidade

Feira de Garanhuns em 1896 | Créditos da foto: Terra dos Garanhuns de 1954

Por João Marques*

FLORESCENTE E GARBOSA, GARANHUNS

Politicamente, Garanhuns faz 145 anos em 4 de fevereiro. A efeméride relembra da história a conquista do lugar à honrosa categoria de Cidade. Vila em 1811, por força de Carta Régia, do reino de Portugal, Garanhuns foi elevada à dimensão de cidade em 1879. O fato se deu, com a vinda a Garanhuns, em repouso do Barão de Nazaré - procurando benefícios do clima, para tratamento respiratório. Deputado da Província de Pernambuco, então, aqui respirou não apenas o ar, mas o desenvolvimento da Vila. E, voltando à Capital defendeu eloquentemente lei que conferisse a Garanhuns o nome  e as vantagens de uma cidade. O discurso, célebre, é publicado depois, 1969, na História de Garanhuns, de Alfredo Leite Cavalcanti. A conquista mereceu, naquele tempo, grande alegria dos garanhuenses e foi comemorada festivamente. A data ficou nos anais como um marco de triunfo de glória para Garanhuns. Em 1979, o Prefeito Ivo Amaral fez outra grande festa, pelo centenário da cidade em 4 de Fevereiro.

É UMA PARTE DA EUROPA, TIRADA DO VELHO MUNDO

E, por conta da emoção do maior acontecimento político e histórico, O Século, congratulando-se com o povo, transcreve algumas expressões, relevantes, do discurso.

"O procedente que se tem seguido nesta casa, elevando-se à categoria de cidade muitas vilas desta Província, não tem sido adotado somente pelo fato do aumento de rendimentos a auferir, mas também com o fim de auxiliar o aumento de população e desenvolver o comércio dessas localidades, porque, como sabe V. Excia., é sempre uma animação aos povos que nelas residem e um incentivo ao seu engrandecimento."

OFERTA DO DIA MERCADO LIVRE [CLICK AQUI] Samsung Smart TV 50" QLED 4K 50Q60C 2023 Modo Game Tela sem limites - R$ 2.526,10 - 9% OFF em 10x R$ 252,61 sem juros

"Florescente  e garbosa, Garanhuns, pode-se dizer é uma parte da Europa, tirada do velho Mundo, e colocada em uma região da Província de Pernambuco." (a expressão em negrito é citada no Hino de Garanhuns).

"Garanhuns está em uma colina levemente inclinada e muito formosa, cortada por 4 ou 8 ruas muito bem alinhadas. Entretanto Garanhuns não tem sido favorecida até hoje pelas assembleias provinciais."

O Projeto apresentado na província de Pernambuco pelo Sr. Silvino Guilherme de Barros, Barão de Nazaré, foi aprovado e sancionada a Lei Provincial nº 1.309 em 4 de fevereiro de 1879. A elevação de Garanhuns à categoria de cidade foi uma conquista, e nunca será apagada da memória célebre deste povo. Salve o 4 de fevereiro.

*João Marques dos Santos, natural de Garanhuns, onde sempre residiu, é poeta, contista, cronista e compositor.  Teve diversas funções nas atividades culturais da cidade: foi Presidente da Academia de Letras de Garanhuns, durante 18 anos, Diretor de Cultura do Município e, atualmente, é presidente da Academia dos Amigos de Garanhuns - AMIGA. Compôs, letra e música, o Hino de Garanhuns. Mantém, desde 1995, o jornal de cultura O Século. Publicou quatro livros de poesia: Temas de Garanhuns, Partições do Silêncio, Messes do azul e Barro. Texto transcrito do Jornal O Século de 20 de fevereiro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

euHerói - Capítulo 10

João Marques | Garanhuns No espelho, Marcos de Safo continua vendo o carnaval A festa continua no espelho. Quando me aproximo, abalado ainda...