sábado, 26 de agosto de 2023

Zé da Macuca


Zé da Macuca - O geólogo José Oliveira Rocha, popularmente conhecido como Zé da Macuca, filho de José da Rocha Sobrinho e Otacília Oliveira Rocha, herdou a Fazenda Macuca, na zona rural de Correntes, e apreendeu a lidar com a terra e o gado. Mas foi em 1989 que se inspirou para transformar o lugar em um verdadeiro e forte relicário cultural. Percebeu que ali existia um Boi mágico, muito além e imensamente mais altivo do que todo o gado que pastava no cercado.

Ao lado do filho Rudá Rocha, Zé da Macuca conseguiu transformar o sítio de sua família, localizado na zona rural da cidade pernambucana de Correntes (Agreste), em um dos mais tradicionais polos culturais do Estado, graças à sua inventividade e paixão efusiva pela cultura popular.

A história de Zé e seu famoso Boi da Macuca começam em 1989, quando ele abandona sua carreira profissional para ocupar as terras deixada por seu pai, no Agreste pernambucano. Embora tenha aprendido a cuidar da terra e do gado, Zé descobriu a existência de um boi mítico e brincante que, por ser símbolo da cultura da região, se transformou na sua verdadeira razão de viver. Desde então, ele assumiu o comando da agremiação e levou-a para além das fronteiras de Pernambuco e do Brasil, com cortejos que já desfilaram por Olinda, Recife, Festival de Inverno de Garanhuns (PE) e Festival de Inverno de Ouro Preto (MG), além de turnês pela Europa.

Como polo cultural, o sítio de Zé, em Correntes, abriga anualmente o tradicional São João da Macuca e o Festival Macuca das Artes (festival de artes integradas), eventos que atraem centenas de pessoas ao interior do Estado. Além das festas no sítio, há ainda no calendário da agremiação o Baile da Macuca (prévia de Carnaval em Olinda) e o Forró da Macuca (prévia de São João em Olinda).

Zé da Macuca, 67 anos, faleceu à 0h47 da madrugada da sexta-feira (21) de maio de 20121, no Hospital Santa Joana. Apesar de ter sido diagnosticado com Covid-19, a causa da morte foi insuficiência cardíaca não relacionada com a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casas comerciais: 10 Portas, atrativa e Brasil Chic

Estes nomes pitorescos de algumas casas comerciais do meu tempo, todas elas situadas na Rua Santo Antônio, a principal de nossa cidade, e on...