quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Sementes de Contemplação

Sítio Aguazinha, Iati - PE | junho de 2020 | Créditos da foto: Anchieta Gueiros

José Vasconcelos Pontes | Garanhuns, 26/02/1977

A aurora da vida, a alegria dos pássaros que cantam, o  barulho suave da cachoeira, a espuma branca como neve, parecendo um véu de noiva. A alegria dos campos com o seu verde esperança, a respiração das flores, o alento do mundo. A vida a desabrochar de amor. Amor puro, sincero, prudente, sensato.

O amanhecer, os raios do sol que surgem para iluminar a terra. O dia que começa, uma árvore frondosa naquele recanto. A grama verde, molhada pelo orvalho da noite; o silêncio, a paz, a tranquilidade daquele lugar para onde vou quando perturbado. Ele existe e está dentro do meu coração; está em você; está sim no nosso pensamento. É o lugar ideal para  repousar. Feche os olhos e vá até lá, foi criado por você, para amenizar as mágoas do seu coração, para confortar o seu espírito, para dar estímulo, ânimo de viver.

Mas aprecie o outro lado, triste da vida, para saber que, afinal, a felicidade consiste na forma como apreciamos as coisas. Custa lágrimas, sacrifícios, paciência e abnegação. O importante é viver bem, ter tranquilidade, paz, amor. Entender que todos passam momentos de angústia. Compreender também o sofrimento alheio. Que não somos apenas nós que padecemos. Olha, tarde da noite, andando pelas ruas, e verás! Nas calçadas, pobres mendigos, sem proteção, sem agasalho, no frio na chuva, deitados para passar a noite... No alto sertão, você vai encontrar choupanas com  três, quatro pessoas que vivem dormindo no  chão e vivem felizes... São filhos do mesmo Deus. Aqueles que dormem à beira das calçadas; pobres mendigos; talvez estão cumprindo a sua missão. Através deles, outros despertem do caminho incerto que percorrem.

É a vida, tudo depende unicamente de você, de uma palavra de conforto que você pode dar; de um simples bom dia que você negou a um pobre e humilde que lhe cumprimentou. Você é responsável por muita coisa.

O segredo de todas as redenções: o amor, amor que  é luz e que não deixa escurecer a vida. Sim, edifica cada vez mais; constrói, dia a dia, com todo o esplendor e uma vontade sublime de  de criar produzir, ampliar coisas positivas para a nossa perfeição.

Vamos comunicar mais, procurar viver em comunidade. Vamos esquecer um pouco o tempo e lembrar que é  necessário dar atenção àquele pobre e humilde necessitado. Seja você mesmo, não procure imitar os outros; lembre-se que o céu está dentro de você, procure compreender isso, você é capaz de viver bem. - Tenha fé - seja persistente - lute, siga avante, e o mundo abrirá novas perspectivas na sua vida. Lembre-se, você é capaz. Depende unicamente de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O cabo eleitoral

Garanhuns - A presença do "cabo eleitoral", ou "de eleitor", está ligado às eleições, desde os  tempos do Brasil colônia...