domingo, 27 de agosto de 2023

Os passarinhos voaram todos


João Marques* | Garanhuns

Escutei muito os passarinhos, durante esses anos da vida. Ouvia que cantavam, e me agradavam. Aprendi a gostar de tantos, que ficavam ao meu redor. Mas foram ficando escassos... na cidade, também. Hoje, são poucos. Vêm e cantam aqui, perto de casa, para mim. Eu  presto mais atenção. Acompanho as notas que emitem, as diferenças de canto, a expressão musical de cada um. E embelezo-me mais que antes. Os cantos, todos,  são característicos ou iguais aos de antigamente. Eu é que mudei, escutando melhor, valorizando mais os passarinhos. Na vida, os acontecimentos... tantos, que não prestava muito atenção. Agora, tudo que acontece em meu redor é importante, presto mais atenção. Chego a esse nível humano, mas quantos passarinhos não foram preciso cantar, por dezenas de anos?

*João Marques dos Santos, natural de Garanhuns, onde sempre residiu, é poeta, contista, cronista e compositor.  Teve diversas funções nas atividades culturais da cidade: foi Presidente da Academia de Letras de Garanhuns, durante 18 anos, Diretor de Cultura do Município e, atualmente, é presidente da Academia dos Amigos de Garanhuns - AMIGA. Compôs, letra e música, o Hino de Garanhuns. Mantém, desde 1995, o jornal de cultura O Século. Publicou quatro livros de poesia: Temas de Garanhuns, Partições do Silêncio, Messes do azul e Barro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casas comerciais: 10 Portas, atrativa e Brasil Chic

Estes nomes pitorescos de algumas casas comerciais do meu tempo, todas elas situadas na Rua Santo Antônio, a principal de nossa cidade, e on...