quinta-feira, 13 de junho de 2024

Os Gigantes do Nordeste - Festa na palhoça

Festa na Palhoça

Autor: Barra Nova

Ficha Técnica e Músicos

Arranjos: Siriaco

Produtor Artístico: Josenildo F. Batista

Produção Executiva: Valdir A. Melo

Foto: Pitu

Acordeon: Siriaco

Violão: Tupy

Baixo:  Darcio

Triangulo:  Manezinho

Zabumba- Agogô- Ganzá: Zezinho

Mariano Monteiro de Araújo "Sinhozinho Barra Nova" - Nasceu em Garanhuns,  residiu no Sítio Bastiões, município de Saloá, e ainda jovem foi morar com Mestre Cândido Sertanejo. Quando casou, voltou a morar no  Sítio Bastiões, mas terminou se radicando em Garanhuns, onde exerceu a profissão de barbeiro. Em 1952 entrou para o Reisado de Mestre Cândido, criado em 1914. Com falecimento do seu criador, em 1969, Sinhozinho Barra Nova comandou com maestria o grupo até o ano de 2003, quando por problemas de saúde, deixou de ser o Mestre do Reisado. Entre a década de 50 e 70, Sinhozinho marcou época no rádio, fazendo um programa de auditório na antiga Rádio Difusora, hoje Rádio Jornal, com o Trio Sertanejo, formado por ele, seu irmão Chico Barra Nova e sua filha Dalva.

Em 1976, Sinhozinho convidou Benício Laurentino de Souza, sobrinho de Mestre "Cândio", para juntos darem continuidade ao  Reisado. A proposta foi aceita pelo seu colega de profissão, que levou seus filhos Messias e Zezinho de Garanhuns para participarem do grupo, tendo durado 14 anos essa parceria.

Na década de 80, fundou com seu irmão Chico e Zezinho de Garanhuns, o trio "Os Gigantes do Nordeste", tendo, em 1985, gravado um disco de forró pé-de-serra em São Paulo com o título  "O Boiadeiro" e apresentado muitos shows na  região, mas sem deixar de disponibilizar um devido tempo para o seu grupo de Reisado.

Em janeiro deste ano, no 1º Encontro de Reisados de Garanhuns, apesar de debilitado, Sinhozinho fez questão de participar do evento, tendo inclusive, cantado um pouco com o grupo, atualmente denominado de Reisado da Boa Vista, também conhecido como Reisado de Mestre Dionísio.

Sinhozinho Barra Nova marcou a história do Reisado no Agreste Meridional, através de sua paixão e sua enorme dedicação a essa rica pantomina folclórica, apreciada, principalmente no Nordeste.

"Ele era fascinado pelo Reisado, uma pessoa maravilhosa, criou sua família e educou de melhor maneira possível, comentou Zezinho de Garanhuns, responsável pelas informações cedidas a este colunista, sobre esse grande baluarte do nosso Reisado.

Faleceu em 27 de setembro de 2007 aos 91 anos o Sr. Mariano Monteiro de Araújo, carinhosamente chamado de Sinhozinho Barra Nova.

Resgatando e Preservando Nossa Memória

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ritual da farinhada nordestina

Por Manoel Neto Teixeira* | Garanhuns Um dos legados mais expressivos dos nossos indígenas, primeiros habitantes do território brasileiro, é...