quarta-feira, 23 de agosto de 2023

O cavalo do Velho Neco

Augustinho

Rocir Santiago*

Causos do Augustinho - Seu Neco era um tipo engraçado pois gostava muito de contar histórias. Certa feita, ele contou que tinha um cavalo melado muito baixeiro, que fazia tudo só no toque de rédea não precisava de espora ou chicote para fazer qualquer viagem.

Um dia, selou o cavalo no sítio Cachoeira distante 3 léguas de São João, e montando saiu de casa com destino ao sítio Anatão distante 1 légua de São João. Pois bem, a viagem era de quatro léguas, ao iniciar a viagem ao passar pelo rio Canhoto, notou que o cavalo fez uma pequena separação na passada, mais com um toque de rédea continuou a viagem sem mais problemas.

Passou em São João e se dirigiu ao sítio Anatão, quando chega em casa onde ia, para o cavalo e quando tira o pé do estribo vê o cavalo cair duro para o outro lado, ele foi olhar e notou que havia morrido na passagem do rio, pois os olhos já estavam fundos.

Mais como era bom, ainda andou 3 léguas já morto!

*Jornalista, radialista e cronista / Jornal O Monitor / 2010.

Foto: Augustinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O político e as raízes de Souto Filho

Gerusa Souto Malheiros* Do poder, meu pai não sentiu jamais o desvario, nem o considerou um bem de raiz. Da sua tolerância, da moderação e d...