quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Meu amigo o livro

Livro "Encontros Vespertinos" - Evaldo B. Calado
Evaldo B. Calado* 

Abriste-me os arcanos à indagação oculta,

Apontando-me respostas, em teu permeio,

Já como gentis mestras, de natureza culta,

Tuas páginas, plenificaram meu anseio.


E se, hoje, me redime o conhecimento,

Foi tua dádiva divina que me trouxe luz.

Mesmo no instante ameno do entretenimento,

Tua palavra maestrina ainda me conduz.


Se o estado insone me perturba a alma,

Em tuas palavras eu encontro alento,

Paginando lento, num gesto de calma, 

Refletindo no espírito o terno momento.


Em tarde pálida de inverno tristonho,

Recosto-me ao sofá gasto e sombrio,

Leio tuas fantasias, em forma de sonho,

Que até mesmo, esqueço a estação do frio.


Desde criança, a parceria com a bola,

Fez-me trazer-te bem juntinho ao peito.

Se de manhã, feliz, te levava à escola,

Findar do dia, te guardava ao leito.


Mesmo, agora, ao parecer rude, esquivo;

E se resistir ao lustre, ao garbo, a louçania,

Não tem culpa meu velho amigo, "o livro",

É só minha, é só minha, a culpa, a vilania.

Livro "Encontros Vespertinos" - Evaldo B. Calado - Garanhuns, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O cabo eleitoral

Garanhuns - A presença do "cabo eleitoral", ou "de eleitor", está ligado às eleições, desde os  tempos do Brasil colônia...