terça-feira, 1 de agosto de 2023

Memórias do Monsenhor Adelmar Valença - Parte XVIII

Celebração da Missa de Ação de Graças pelos 80 anos do Colégio Diocesano de Garanhuns (1995). Da esquerda para a direita: Mons. Adelmar da Mota Valença, Dom Acácio, Mons. Benevenuto, Dom Jaime e Padre Ivo Francisco

30 de novembro de 1937 - Terça-feira - Dia feliz da minha tão suspirada ordenação sacerdotal! Foi-me conferida por D. Moisés Coelho, na Catedral da Paraíba, na missa começada às 6h30min da manhã! Impuseram-me as mãos, justamente às 8 horas e 10 minutos, além de D. Moisés, os seguintes sacerdotes: Mons. José Tibúrcio, Cônego Severino Pires, Padre Teodomiro Queiroz, Padre Pedro Magno de Godói, Mons. Antônio Afonso, Mons. Odilon Coutinho, Mons. Walfredo Leal, Cônego João Gomes, Frei César Helbrunng, Frei João Batista Vilar. Serviu-me de paraninfo, o Padre Pedro Magno de Godói. Foram companheiros de ordenação: Híldon Bandeira, Armindo Machado e Luís Marinho, que, comigo, receberam o presbiterato; Otoniel Passos, que recebeu o diaconato; Oriel Fernandes, que recebeu o subdiaconato; Noval Melo, que recebeu as duas últimas menores; Luís Muniz e Luís Passos, que receberam as duas primeiras menores; Américo Maia e José Severino, que receberam a Prima Tonsura. De Garanhuns, vieram assistir: Padre Pedro Magno de Godói, José Rodrigues e Sebastião Moura. Fiz retiro para o presbiterato e para o diaconato, de 21 de novembro até hoje, tendo sido pregado pelo Mons. José Tibúrcio. Chegou, finalmente, o dia tão esperado! Agradeço a Deus por me ter chamado tão claramente, naquele dia 1º de novembro de 1930! Agradeço ao inesquecível Agobar cuja morte atraiu para mim o chamado de Deus! Agradeço ao Padre Godói que descobriu e estimulou essa vocação, ajudando-me a vencer o obstáculo da minha timidez! Agradeço à minha família, cujos exemplos e preces tanto me ajudaram! Presto uma homenagem ao caro D. Moisés Coelho, Arcebispo da Paraíba, humilde e santo, que me deu a maior riqueza que um homem pode receber - o sacerdócio! No chão da Catedral, debruçado, na hora da Ladainha, pedi a graça de nunca profanar o meu sacerdócio! Sacerdos in aeternum!

3 de dezembro de 1937 - 1ª Sexta-feira - Dia em que distribuí, pela primeira vez, a Sagrada Comunhão! Foi na capela do Colégio Santa Sofia, às 7 horas. Comungaram: Abílio, Emília, Alódia, Arlinda, Almira, Anita, Abgar, Carminha, José Rodrigues, Ivaldo, Maria da Conceição, Ivany, Ivan, Dr. Mário, Maria Aldira, Eunice, Lili Maciel, Maria Elisa, Gelarina, Madame Verônica com todas as religiosas e mais algumas pessoas.

8 de dezembro de 1937 - Quarta-feira - Dia em que celebrei minha Primeira Missa. Foi cantada, na capela do Santa Sofia, às 8h45min. Mons. Callou serviu de Presbítero Assistente. Padre Antônio Callou foi o Cerimoniário. Foram acólitos: Antônio Carvalho, Luís Machado e Draomiro Araújo. Cantaram, no coro: Padre Godói, Alcina, Nininha, Rafael e Manuel Gouveia, Iracema, Quiterinha, Ivone e Bernadete. Na missa, usei o belo cálice que Agobar não chegou a usar, os ornamentos da sua primeira missa, incluindo a alva, o amito e o sanguinho; o missal foi oferecido pelo Santa Sofia. Neste mesmo dia, às 17 horas, dei a bênção do Santíssimo Sacramento, pela primeira vez, na Catedral!

9 de dezembro de 1937 - Quinta-feira - Dia em que celebrei minha segunda missa. Foi na Catedral, no altar de Nossa Senhora. Padre Magno foi o Presbítero Assistente.

Fonte: O Diocesano de Garanhuns e Monsenhor Adelmar de Corpo e Alma / Manoel Neto Teixeira / 1994.

Foto: Celebração da Missa de Ação de Graças pelos 80 anos do Colégio Diocesano de Garanhuns (1995). Da esquerda para a direita: Mons. Adelmar da Mota Valença, Dom Acácio, Mons. Benevenuto, Dom Jaime e Padre Ivo Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O político e as raízes de Souto Filho

Gerusa Souto Malheiros* Do poder, meu pai não sentiu jamais o desvario, nem o considerou um bem de raiz. Da sua tolerância, da moderação e d...