sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Luís de França

Vizinho da família Caldas na Rua do Recife, Garanhuns, era o médico-curandeiro (denominação para quem exercia a profissão médica sem estar habilitado). Receitava chás, à base de raízes e folhas, principalmente, à matutada que o procurava para solucionar seus "achaques". Prescrevia erva cidreira, aroeira, angico, folhas de laranjeira, batata de imbu e toda a gama de origem vegetal, facilmente identificáveis e que, ainda hoje - e por os tempos, continua sendo utilizado pelo Brasil afora, no combate às doenças intestinais, estomacais, hemorroidas, febres, etc. Ele tinha um porte alto, bastante gordo, e voz estridente. Os filhos em número de oito. 

Muito amigo de meu avô - Bimbe, em quem confiava plenamente, um dia chama-o em sua casa. Encontrava-se bastante doente, desenganado pelos médicos, aos quais recorria, em última instância, e lhe deu instruções sobre os seus bens e que cuidasse da garotada. 

*Alberto da Silva Rêgo / Escritor, jornalista e agrônomo / 1987.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outra vida

José Francisco de Souza Dr. José Francisco de Souza* O mundo mental de hoje vive condicionado por acontecimentos tristes. Os quadros  se rep...