quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Livro mostra a trajetória de Geraldo de Freitas Calado


Natural de Correntes, Geraldo de Freitas Calado veio morar ainda menino em Garanhuns, tendo se destacado como líder estudantil e sido eleito vereador do município, na legislatura de 1955. Foi companheiro na Câmara de Amílcar da Mota Valença, eleito posteriormente prefeito duas vezes. Inteligente, culto e irrequieto, Geraldo desenvolveu várias lutas em sua época, dentre elas a da instalação de uma universidade no Agreste Meridional e a construção da Casa do Estudante Pobre de Garanhuns.

Essa trajetória de Geraldo, que depois estudou Direito, no Recife, lecionou na  área jurídica na Universidade Estadual de Maringá (PR), publicou livros e depois assumiu o cargo de Procurador Federal, tendo sido selecionado num concurso público, depois de tirar o primeiro lugar, é contada no livro "Geraldo de Freitas Calado: Um Semeador de sonhos". A biografia é escrita pelo jornalista Fernando Jorge, autor de vários títulos e um dos  colabores da prestigiada revista Imprensa.

O escritor mostra Geraldo como uma pessoa obstinada, que luta com todas as suas forças para realizar seus projetos. É um idealista desde a mocidade, capaz de sonhar, mas também de  transformar o desejo em realidade. Essa determinação é reconhecida pela população de Garanhuns, que o elegeu vereador com apenas 21 anos de idade.

Fernando Jorge mostra como Geraldo, em Garanhuns, no Recife ou no Sul/Sudeste do País, se mobilizava e conseguia audiências com as autoridades, em busca de concretizar seus  objetivos. Em Pernambuco esteve com o governador Etelvino Lins, no antigo Estado da Guanabara  foi amigo de Carlos Lacerda, em Brasília estreitou relacionamento com o ministro da Educação, solicitando deste a criação da Universidade Federal do Agreste Meridional.

O livro mostra que as lutas de Geraldo Calado não estão só no passado. Há pouco tempo, o ex-vereador de Garanhuns teve um encontro com o presidente Lula (foto), quando entregou ao líder petista sua biografia, escrita pelo respeitado jornalista. Geraldo de Freitas Calado faleceu em maio de 2008, no Rio de Janeiro.

O livro "Geraldo de Freitas Calado: Um Semeador de sonhos", você pode adquirir em Barros Livros e Revistas. Rua Severiano Peixoto, 78 - Centro, Garanhuns.

Foto: Geraldo de Freitas Calado e o Presidente Lula, em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um encontro de saudades

Waldimir Maia Leite "Wadô" Marcílio Reinaux* Homem ou mulher, por mais forte que seja, não escapa de momentos transcendentais na v...