sábado, 12 de agosto de 2023

Jornalismo da família Moraes em Garanhuns

Raimundo Athanásio de Moraes

Ana Cristina*

Tradicional em Garanhuns, tendo se destacado nos campos político, jornalístico e cultural, esta família tem como um de seus membros ilustres a figura inesquecível de Raimundo de Moraes. Filho de Manoel Atanásio de Morais e de Melânia Idalina de Morais Pessoa,  que nasceu em Correntes. Trabalhando desde cedo, foi agricultor, mudou-se para Alagoas, transferiu-se para o Rio de Janeiro e retornou ao Nordeste, instalando-se em Canhotinho e posteriormente fixando residência na então Vila de Calçado, onde foi comerciante. Casou-se com Obdúlia Alves de Moraes e teve quatro filhos: Cláudio, Humberto, Maria de Lourdes e Luís. 

Transferindo-se para São João, posteriormente para a Vila de Palmeiras  (atual cidade de Palmeirina), retornou a Calçado. Sentindo a necessidade de educar os filhos, radicou-se em Garanhuns, a partir de 9 de janeiro de 1936, ano em que concluiu o curso de odontologia em Alagoas. Além de cirurgião-dentista, dedicou-se às letras e à política, por três vezes eleito vereador. Correspondente do Diário de Pernambuco, colaborou com vários jornais e revistas. Conhecedor e seguidor da doutrina espírita, era um profundo estudioso do assunto, escrevendo com frequência artigos sobre o tema. Fez parte ativa do Centro Cultural Severiano Peixoto e do Grêmio Cultural Ruber van der Linden, além de marcante atuação na fundação da Academia de Letras de Garanhuns. 

Humberto Alves de Moraes
Seu filho, Humberto Alves de Moraes, foi um dos fundadores da Academia de Letras de Garanhuns (em 17/12/1977). Raimundo de Moraes faleceu no ano seguinte, no dia 9 de outubro, perto de completar 81 anos, em sua residência, lúcido, deixando inacabada sua última crônica que iria ser publicada no jornal O Monitor, dias depois.

O Poder Legislativo de Garanhuns, numa justa homenagem, deu seu nome à Câmara de Vereadores - "Casa Raimundo de Moraes".

Cláudio, também jornalista e odontólogo, casou-se com Ivone Narciso, teve cinco filhos: Danilo, Hélio, Cristina, Marcos e Sandra.

Maria de Lourdes, nutricionista e professora de inglês, lecionou em diversos colégios da cidade. Luís mudou-se para Aracaju, formando-se em odontologia e direito. Foi procurador do Estado de Sergipe e professor universitário.

Militante político no passado, Humberto foi eleito vice-prefeito de Garanhuns, e vereador, tendo disputado várias eleições, sempre à frente da oposição. Política  exercida e marcada sempre pela probidade e pela ética. Escritor, jornalista e radialista, junto com o seu irmão Cláudio, foram responsáveis por um dos programas de maior audiência da antiga Rádio Difusora de Garanhuns: "A Cidade em Foco". 

Fonte: Jornal O Século / Garanhuns, maio de 2006. 

Fotos: (1) Raimundo Athanásio de Moraes - (2) - Humberto Alves de Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O cabo eleitoral

Garanhuns - A presença do "cabo eleitoral", ou "de eleitor", está ligado às eleições, desde os  tempos do Brasil colônia...