quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Início do desenvolvimento agrícola de Garanhuns

Por Núbia Lima*

Com o crescimento da atividade agrícola, a pecuária foi diminuindo de importância. A agricultura foi beneficiada também pela construção da Estrada de Ferro. A cultura do algodão foi a primeira a deslanchar após 1887. Já o café chegou a Garanhuns em um envelope datado de seis de setembro de 1877. As sementes foram distribuídas a lavradores que logo começaram o seu plantio. Atribui-se o início da cultura do café na cidade ao Capitão Luís Burgos. Ele seria um dos que teriam solicitado as sementes de café ao Presidente da província de Pernambuco.

O Capitão Luís Burgos conseguiu ótimos resultados no plantio do café e isso estimulou muitos agricultores da região. Após alguns anos muitos sítios entre eles Forjes, Brejão de Santa Cruz e Mochila transformaram-se em prósperos produtores de café. Em 1925 a produção de café do município chegou a 80 mil arrobas e em 1960 esse número já saltava para 250 mil. Em 1960 já existiam sete firmas exportadoras do produto.

Em 1935 o Dr. Ruber van der Linden conseguiu convencer os agricultores da viabilidade de se plantar trigo em Garanhuns. Ruber van der Linden conseguiu do governo do estado um pequeno moinho, mas a produção de trigo não prosperou.! Outras culturas foram introduzidas no início do século como a mamona, o agave e a cana de açúcar, entretanto nenhuma destas obteve o êxito desejado. Sobressaiu-se o feijão e o milho.

Fonte: Blog Garanhuns Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Erich Fromm

Dr. José Francisco de Souza Dr. José Francisco de Souza* | Garanhuns, 29/03/1980 A entidade básica do processo social é o indivíduo com seus...