quarta-feira, 2 de agosto de 2023

A escalada da montanha

Garanhuns em agosto de 1961 / Créditos da foto: Arquivo Nacional

Genivaldo Almeida Pessoa* | Garanhuns, 2006

Boa Vista...! Minha Boa Vista, querida, "nascida" antes que vida Deus me desse. Do alto de suas ladeiras, observa-se como a visão de nossa terra, esplende-se em visual majestoso de minha Boa Vista; vislumbrante e imponente, perante um Garanhuns submisso a sua  beleza. A igrejinha, lá no monte, onde vivi parte de minha vida, como muitos assim também recordam, registra saudades, afeto permanente de uma ligação extremamente carinhosa, quando ali na Boa Vista, Igreja de São Sebastião, ficará sempre lembranças, do casamento dos meus pais, dos batizados dos seus dois filhos, de nossa primeira comunhão, do meu casamento, das confissões com Pe. Matias... Ah! Minha Boa Vista, da Escola Pe. Dehon, onde comecei primeiros passos na educação primária, indecifrável pelo conteúdo de vida a importância que hoje demarca de maneira insofismável e, sentimental minha existência, principalmente por ocasiões que serão doravante só lembranças e vontade de voltar sem ter como, aos bancos de aula, onde o Prof. Letácio, meu pai, era também o meu mestre, no ensino para muitos, edificando a educação para todos.

Boa Vista amada... A Boa Vista de Augusto Calheiros, em serenatas, saudosas e saudáveis, sem serem enveredadas pelo vandalismo, enriquecidas com o romantismo e coisas bonitas que enlevavam nossas noites de lua, embalando nossos sonhos e nosso sono, com sua voz maviosa, caracterizada pelo dom de seresteiro e boêmio que demarcou a sua vida. Minha Boa Vista, do escritor e historiador Alfredo Leite Cavalcanti, "O Escrivão Incansável", dos fatos de nossa terra, dos prefeitos eleitos pela nossa comunidade, Ivo Amaral e, José Inácio, de grandes educadores, como Prof. Miguel, Profª. Socorro Pinto, do comerciante e grande artista Walter Vieira de Araújo, do batalhador Amarílio T. Carvalho e de Júlio Jacinto. Minha Boa Vista, será memória eterna para minhas divagações, esteja onde estiver, de pais, para filhos, de filhos para netos, que todos possam enfim, ter amor ao seu ninho primeiro: Nossa Boa Vista...

*Professor, nasceu em Garanhuns, filho do Prof. Letácio Brito Pessoa e Eulália Almeida Pessoa, formado em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde-PE. Membro efetivo do Grêmio Cultural Ruber van der Linden. É ainda escritor, poeta e contabilista.

Foto: Garanhuns em agosto de 1961 / Créditos da foto: Arquivo Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O cabo eleitoral

Garanhuns - A presença do "cabo eleitoral", ou "de eleitor", está ligado às eleições, desde os  tempos do Brasil colônia...