Nasceu em Garanhuns, um dos rebentos da tradicional família José de Almeida, grande comerciante e economicamente sólido. Foi prefeito, cuja administração foi um marco na história da nossa cidade.
Amigo do então deputado estadual, Luís Cedro. Nesse ambiente de progresso econômico e político, de luz e telefone viveu Luís de Luna, a sua meninice. Estudou no Colégio Diocesano e foi aluno digno. Seu pai, José de Almeida vítima de terrível perseguição política, perdeu todos os seus bens e terminou no ostracismo mas, honrado e dignamente respeitado. Por tais circunstâncias o menino Luís Almeida foi residir com seu cunhado professor de Odontologia em outra cidade. Terminou os preparatórios e com sacrifício, matriculou-se na Faculdade de Direito do Recife, bacharelando-se em Ciências Jurídicas e Sociais.
Estudioso preparou-se em vários segmentos do direito. Em medicina legal era senhor dessa ciência a serviço do direito. Estudou Antropologia e Biotipologia com mestres no assunto. Preparado voltou a sua terra e instalou-se como advogado. Dentro de pouco tempo conquistou os segredos da sua profissão.
Dr. Luís Almeida como advogado foi o mais completo. Estudioso, portador de um senso jurídico pronto e decisivo. O direito era para ser aplicado, no seu ordenamento tudo tinha razão de ser. Lia muito e lidava habilmente com certos comentários em inglês, espanhol e francês. Especialmente francês que fora o português era de sua preferência. Gostava da boa literatura e jornalismo. Cultivava as artes do espírito especificamente a música erudita e clássico. Também era poeta de estilo moderno e primoroso. Fundou o jornal "Um Semanário" muito bem feito, tivemos a honra de ser um de seus redatores.
Dr. Luís de Luna Almeida, ilustre filho de Garanhuns, advogado, jurista, civilista, jornalista, poeta, amigo das boas letras e da música clássica. Harmonioso com a sua vocação. Faleceu em 6 de agosto de 1987 no Recife.
*Dr. José Francisco de Souza / Advogado, historiador e jornalista / Garanhuns, Outubro de 1987.
Nenhum comentário:
Postar um comentário