quarta-feira, 23 de agosto de 2023

De Labiata a Lagoa da Canoa

João Marques

João Marques* | Garanhuns

Conheci o escritor José Alexandre Saraiva, passando 2 semanas em Garanhuns, em peregrinação pelo Nordeste, em busca de gente e fatos históricos para seu novo livro. Precitadamente, julguei tratar-se de mais uma reportagem sobre o regionalismo. Escritor, jornalista, compositor, músico, poeta, advogado, enfim. Passou. E qual surpresa tive, mais tarde, com o conteúdo do livro, que me deslumbrou como nordestino. De Labiata a Lagoa da Canoa é reunião de história, drama, heroísmo, poesia, costumes, e tudo que possa conter a saga do Nordeste. É um romance, não só, é um livro de história, jornalismo, reportagem, pesquisa humana, o conto de uma viagem...  uma obra igual ou melhor que outros clássicos da Literatura Brasileira.  Valeu conhecer o escritor e seu livro. Foi uma honra!

Anchieta Gueiros - História de Garanhuns e do Agreste

*João Marques dos Santos, natural de Garanhuns, onde sempre residiu, é poeta, contista, cronista e compositor.  Teve diversas funções nas atividades culturais da cidade: foi Presidente da Academia de Letras de Garanhuns, durante 18 anos, Diretor de Cultura do Município e, atualmente, é presidente da Academia dos Amigos de Garanhuns - AMIGA. Compôs, letra e música, o Hino de Garanhuns. Mantém, desde 1995, o jornal de cultura O Século. Publicou quatro livros de poesia: Temas de Garanhuns, Partições do Silêncio, Messes do azul e Barro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um encontro de saudades

Waldimir Maia Leite "Wadô" Marcílio Reinaux* Homem ou mulher, por mais forte que seja, não escapa de momentos transcendentais na v...