terça-feira, 22 de agosto de 2023

Cuidado com Pólvora

Augustinho

Causos do Augustinho - Dois amigos caçadores, Tonho de Ritinha e Azulão, saíram num domingo, pra caçar, como era comum nos domingos e feriados para  diversão dos dois. Só que, nesse dia, o tempo estava chuvoso, aqui e ali uma estiagem, mas foram assim mesmo.

Espingardas soca tempero, bornás equipados com tudo, até lanche, uma garrafa de cachaça... Por causa do tempo, procuraram sempre sítios de amigos porque,  caso chovesse, tinham onde se abrigarem.

Lá pelo meio dia, dentro do mato, abriu um toró, foi chuva que molhou os bornás e tudo que tinha dentro. As suas roupas estavam encharcadas. O jeito, já que estavam dentro do mato, até tirarem a roupa para enxugar pra não pegarem um resfriado não tinha ninguém por perto! Até a pólvora ficou molhada.

Foi que abriu um olhinho de sol e eles estenderam a roupa num lajedo e espalharam a pólvora para secarem e se esconderam numa moita pra ninguém ver eles quase nus, somente de cuecas.

Cada um fez um cigarro, pegaram o lanche, o isqueiro, e fumavam e comiam ao mesmo tempo. E lá se foram quase duas horas de caçada perdida.

As roupas menos molhadas, resolveram se vestir, depois de uma soneca, recolher o material que tinham colocado para enxugar do lajedo, mas, um susto: a pólvora tinha sumido todinha!

Um foi e disse: - Cumpade Tonho, a "póiva se sumiu-se!" Acho que o vento, ou a chuva carregaram. E o outro: - não, cumpade Azulão, eu botei a "póiva" num buraco da peda!

E os dois, fumando de novo, começaram a procurar a pólvora, e nada.

De repente um foi e disse: "coidado cumpade, vamo avuá os cigarro, purque cum póvia num se brinca não"!

Nisso, apareceu uma galinha, do terreiro da vizinhança e, bem na hora que jogaram a ponta de cigarro, a galinha, como toda galinha de sítio faz, quando se joga alguma coisa pequena no chão, correu pra beliscar. Foi a conta: Tebei! A galinha pipocou, tinha comido a pólvora. A caçada, além de não prestar, ainda tivera que pagar a criação ao seu dono... Foi Augustinho quem contou.

*Rocir Santiago / Radialista, cronista e jornalista / Garanhuns, 1 de Setembro de 2002.

Foto: Augustinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casas comerciais: 10 Portas, atrativa e Brasil Chic

Estes nomes pitorescos de algumas casas comerciais do meu tempo, todas elas situadas na Rua Santo Antônio, a principal de nossa cidade, e on...