segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Clínica de Bovinos de Garanhuns

Início das atividades da Clínica de Bovinos de Garanhuns em 1979. Créditos da foto: UFRPE

Em 30 de julho de 1979, era inaugurada em Garanhuns a primeira clínica de bovinos do Brasil. Foi um empreendimento da Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE) e que ficou localizada na Fazenda de Criação do Departamento Animal (DPA). Os trabalhos para instalação da referida Clínica, contou com o apoio decisivo da Secretaria de Agricultura do Estado e da Prefeitura de Garanhuns, administração de Ivo Tinô do Amaral. Tratou-se de uma extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco ao interior do nosso Estado. A região de Garanhuns subia mais um degrau no sentido do desenvolvimento.

No dia 20 de julho daquela ano chegava à Garanhuns uma comitiva formada pelo Reitor da UFRPE, Prof. Naldo Halliday Pires Ferreira, Prof. Hans Merkt, Diretor do Instituto de Andrologia e Inseminação Artificial dos Animais Domésticos da Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover (Alemanha) e o Diretor do Serviço Acadêmico para Estrangeiros da referida Escola, o qual recebeu no dia 19 , às 17h, o Título de "Honoris Causa" da UFRPE.

HISTÓRIA

A História da Clínica de Bovinos de Garanhuns (CBG) remonta ao ano de 1960. Naquele período, o professor Sílvio Camerino Paes Barreto, do curso de Medicina Veterinária da UFRPE, mantinha parceria técnico-científica com o pesquisador Hans Merkt, docente da Escola Superior de Medicina Veterinária da Universidade de Hannover. A partir desse relacionamento, o docente da UFRPE foi indicado para ser bolsista pesquisador pela Fundação Alexander von Humboldt (AvH), da Alemanha, a fim de fortalecer a buiatria em Pernambuco.

“A UFRPE, necessitando justificar ao Ministério da Educação a minha saída do país, fez constar no processo que os meus conhecimentos adquiridos serviriam de base para a implantação de uma clínica pela Universidade Rural”, afirmou o professor Sílvio Camerino Paes Barreto, por ocasião dos 35 anos da CBG, em 2014.

Paralelamente e nos anos que se seguiram, a UFRPE encaminhava à Garanhuns estudantes do curso de Medicina Veterinária para a realização de estágios na área de buiatria, por meio de iniciativas do professor Cristóvão Colombo, docente da UFRPE. Os alunos permaneciam e realizavam seus estágios na Fazenda de Criação vinculada à Secretaria de Agricultura de Pernambuco, local onde atualmente é sediada a Clínica de Bovinos de Garanhuns.

Na década de 1970, a UFRPE firma oficialmente um convênio com a Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover. Também participa do convênio a Secretaria de Agricultura de Pernambuco. Em 1979, é fundada a Clínica de Bovinos de Garanhuns, tendo como primeiro diretor o professor Sílvio Camerino Paes Barreto, que também foi o coordenador do convênio com a Universidade de Hannover.

Abaixo seguem algumas ações de destaques desse processo:

- 1979 a 1980: Primeiro Curso de Especialização em Clínica e Reprodução de Bovinos. Dividido em dois módulos, o curso contou com a participação dos docentes alemães Dr. H. Merket, Dr. G. Assmus, Dr. H. Lotthamer, Dr. K. F. Weitze, além de docentes brasileiros ex-bolsistas da Alemanha: Sílvio Camerino P. Barreto, e Dr. Eduardo Birgel, da Universidade de São Paulo (USP);

- 1981: Curso em Parasitologia Aplicada em Ruminantes. Ministrado pelo professor doutor M. Stoye, em Garanhuns;

- 1981: Curso de Extensão sobre Diagnóstico da Mastite Bovina. Ministrado pela profa. Dra. U. Weigt, em Garanhuns;

- 1981 a 1982: Segundo Curso de Especialização em Clínica e Reprodução de Bovinos. Realizado em dois módulos. O curso teve a participação dos docentes alemães Dr. H. Merkt, Dr. G. Assmus e docentes brasileiros ex-bolsistas da Alemanha: Sílvio Camerino P. Barreto e Dr. Eduardo Birgel (USP).

Ao longo desse período, professores da UFRPE realizaram doutoramento na Escola de Medicina Veterinária de Hannover. Em paralelo a essas realizações, houve o estabelecimento de um docente alemão para permanência de longa duração na Clínica de Bovinos de Garanhuns: no período de julho de 1978 a dezembro de 1980 o professor Dr. K. F. Weitze atuou no ensino de graduação e pós-graduação, como também na estruturação da CBG. O docente orientou diversas dissertações de mestrado e participou de bancas examinadoras no Brasil. Ao longo dos anos, outros minicursos e palestras foram realizadas com a presença de pesquisadores alemães, como a professora Dra. A. R. Günzel e o professor Dr. W. Jöchle, entre outros.

Nos primeiros anos de funcionamento da CBG, foram feitos intercâmbios, com a vinda a Garanhuns de estudantes alemães de Hannover para a realização de estágios. Ao mesmo tempo, a CBG também recebia alunos da Escola Nacional de Veterinária de D’Alfort, da França.

Em reconhecimento ao trabalho realizado pelos pesquisadores alemães, a UFRPE outorgou o título Doutor Honoris Causa aos docentes:

Prof. Dr. H. Merkt – 1979;

Prof. Dr. W. Brass – 1986;

Prof. Dr. K. F. Weitze – 1999.

Com ativa presença na bacia leiteira no Agreste, a CBG atende 800 animais ao ano. Cerca de 150 são equinos e 650 são ruminantes (bovinos, ovinos e caprinos).  Para dar conta dos atendimentos são 8 profissionais de Medicina Veterinária auxiliados por oito residentes e oito estágios. São cerca de 90 propriedades acompanhadas pelos profissionais, que atendem rebanhos de animais na região. “Nós percebemos a satisfação e o retorno das pessoas”, declarou Nivaldo Azevedo ao falar da acolhida e recepção dos proprietários atendidos. 

A Clínica de Bovinos desenvolve atividades nas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica, laboratório clínico, diagnóstico por imagens e anátomo-patológico em ruminantes e equídeos por meio do atendimento hospitalar à comunidade rural, procurando orientar e solucionar problemas de ordem sanitária. Foi nesse espaço que, há 25 anos, o professor José Augusto Bastos atua construindo com assistência técnica pela clínica ao produtor do campo. “Nós trabalhamos de domingo a domingo; ou seja, há atendimento em situações emergenciais durante à noite relacionadas a partos de vacas, que é um problema sério na região. Isso cria problemas grandes para o produtor e, ao mesmo tempo, ele sabe onde pode ser amparado”, destaca o docente ao falar que a clínica tem se preocupado não só com orientação, mas com atendimento emergencial aos animais. Atualmente, 15% do atendimento da clínica é em torno de obstetrícia. 

Fonte: 

http://ufrpe.br/br/content/cl%C3%ADnica-de-bovinos-da-ufrpe-completa-40-anos-de-contribui%C3%A7%C3%A3o-%C3%A0-sociedade

https://www.cbg.ufrpe.br/node/11

Jornal O Monitor

Foto: Início das atividades da Clínica de Bovinos de Garanhuns em 1979. Créditos da foto: UFRPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um encontro de saudades

Waldimir Maia Leite "Wadô" Marcílio Reinaux* Homem ou mulher, por mais forte que seja, não escapa de momentos transcendentais na v...