quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Ao Povo de Garanhuns

João Marques dos Santos

Como garanhuense e autor do Hino de Garanhuns, letra e música, faço apelo à Câmara Municipal de Garanhuns, para voltar a ser comemorado oficialmente o 4 de Fevereiro, dia histórico da elevação de vila para categoria de cidade.

Que não perca sua importância o dia 10 de Março, pela criação da Vila de Santo Antônio de Garanhuns, em 1811, mas que continue sendo festejado o 4 de Fevereiro, pelo vultoso marco histórico, e de maior agradabilidade do povo.

E a não instituição do feriado não seja motivo para ser esquecido o 4 de Fevereiro, porque representa a maior conquista de Garanhuns, oficializada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, em 1879, lei 1.309

Entre a criação da Vila, com demarcação do território, por ato régio, e a oficial deliberação de cidade, por conquista do povo, é esse último evento o mais importante.

Com meu pleito de reconhecimento e gratidão à Casa Raimundo de Moraes, subscrevo-me atenciosamente.

João Marques dos Santos

31 de Janeiro de 2021

*João Marques dos Santos, natural de Garanhuns, onde sempre residiu, é poeta, contista, cronista e compositor.  Teve diversas funções nas atividades culturais da cidade: foi Presidente da Academia de Letras de Garanhuns, durante 18 anos, Diretor de Cultura do Município e, atualmente, é presidente da Academia dos Amigos de Garanhuns - AMIGA. Compôs, letra e música, o Hino de Garanhuns. Mantém, desde 1995, o jornal de cultura O Século. Publicou quatro livros de poesia: Temas de Garanhuns, Partições do Silêncio, Messes do azul e Barro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O cabo eleitoral

Garanhuns - A presença do "cabo eleitoral", ou "de eleitor", está ligado às eleições, desde os  tempos do Brasil colônia...