sábado, 19 de agosto de 2023

Antiga Colônia de Férias do Sesc


João Marques* | Garanhuns

Aos seis dias do mês de maio - começo de inverno - do ano de 1956, foi festivamente inaugurada a Colônia de Férias do Sesc. O primeiro administrador foi William Queiroz de Miranda (proprietário do Hotel Petrópolis onde antes se hospedavam os comerciários de férias, por conta do Sesc). O prédio em forma de "S" já sofreu algumas reformas, sendo largamento ampliado... contudo, estas ampliações pouco descaracterizaram a arquitetura original. O "S" continua embora tenha perdido ligeiramente a feição.

Mas, pelas lembranças boas da antiga Colônia de Férias, tomamos o "s", agora, como "s" de saudade... e quanta saudade: os colonianos chegando ou partindo no trem, animados. Neste tempo, os portões da Colônia eram abertos ao público e aconteciam festas quase que diariamente... os colonianos se misturavam aos frequentadores de Garanhuns... o Sr. Alberto Azevedo, frequentador, foi o maior dançarino apesar da idade bastante avançada. Muito bem vestido, rodopiava no salão com elegância, fazendo a gente mais jovem ficar com inveja. Já tinha o apelido de "enceradeira", por deslizar com os sapatos finos.

*João Marques dos Santos, natural de Garanhuns, onde sempre residiu, é poeta, contista, cronista e compositor.  Teve diversas funções nas atividades culturais da cidade: foi Presidente da Academia de Letras de Garanhuns, durante 18 anos, Diretor de Cultura do Município e, atualmente, é presidente da Academia dos Amigos de Garanhuns - AMIGA. Compôs, letra e música, o Hino de Garanhuns. Mantém, desde 1995, o jornal de cultura O Século. Publicou quatro livros de poesia: Temas de Garanhuns, Partições do Silêncio, Messes do azul e Barro.

Foto: Colônia de Férias do Sesc no dia da inauguração em 06 de maio de 1956.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casas comerciais: 10 Portas, atrativa e Brasil Chic

Estes nomes pitorescos de algumas casas comerciais do meu tempo, todas elas situadas na Rua Santo Antônio, a principal de nossa cidade, e on...