terça-feira, 15 de agosto de 2023

Alfredo Leite: Grande vulto de Garanhuns

Alfredo Leite Cavalcanti

Grandes Vultos de Garanhuns - Não era filho da cidade das flores, dos cravos e das boninas. Surgiu por aqui, no período de sua infância. Foi homem de destaque da numerosa família Leite Cavalcanti. Todos se estabeleceram no altaneiro Bairro da "Boa Vista". E ali viveram muitos anos e construíram considerável patrimônio econômico. As suas atividades foram muitas e várias. Foi empregado da firma de Sátiro Ivo até a famigerada hecatombe. Depois serviu como auxiliar de escrita no Escritório da Fábrica "Trajano de Medeiros". Fundador da Banda Musical "Independente", onde tocava Trombone. Gostava de teatro e foi um dos componentes do Grêmio Polimático de Garanhuns". Foi contemporâneo de José Elesbão, Arthur Maia, João José de Carvalho e o nosso dileto amigo Manoel da Cruz Gouveia.

Nas horas vagas matava as saudades dedilhando com certa habilidade o instrumento de Tárrega. Foi o pioneiro dos transportes coletivos e manteve por muito tempo um bem organizado serviço de ônibus. Gostava do velho poeta Catulo da Paixão Cearense e sabia de memória quase todos os poemas do "Marroeiro". Quando  esteve no Rio de Janeiro, visitou o velho poeta e pousaram juntos para a posteridade. Vereador pela legenda da UDN cumpriu bem o seu mandato como político fora muito intransigente. Levou muito a sério o partido do Brigadeiro Eduardo Gomes. Depois de seu mandato a Câmara de  Vereadores agraciou-o com o título honorífico de "Cidadão de Garanhuns".

Alfredo Leite Cavalcanti escreveu a História de Garanhuns (dois volumes). A doação de sua postura intelectual foi mais um exaustivo trabalho de pesquisa. Sem  diversificar esse tipo de pesquisa através de bibliotecas. Limitou-se a consultar os Arquivos Cartorários. Convidado pelo Prof. Uzzae Canuto, ao lado da nossa querida amiga Prof. Ivonita Guerra, fizemos, na Faculdade de Garanhuns, a sua apresentação. A sua palestra sobre História de Garanhuns correspondeu à confiança dos dirigentes da nossa Faculdade. Não era orador propriamente. Sabia, contudo, transmitir o seu pensamento. O Prefácio da História de Garanhuns é do Prof. João de Deus de Oliveira. Trabalho de alto porte intelectual em que o mestre teve a oportunidade de revelar os seus profundos conhecimentos de nossa formação geográfica, ecológica e histórica. É um trabalho de mestre. Sobretudo pelo gabarito intelectual do seu  autor. Alfredo Leite Cavalcanti faleceu aqui na terra, onde viveu e amou com todas as forças, em 27 de dezembro de 1976 aos 85 anos. 

*Dr. José Francisco de Souza  / Advogado, jornalista e historiador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O político e as raízes de Souto Filho

Gerusa Souto Malheiros* Do poder, meu pai não sentiu jamais o desvario, nem o considerou um bem de raiz. Da sua tolerância, da moderação e d...