sexta-feira, 18 de agosto de 2023

A borboleta e a realidade


João Marques* | Garanhuns

Por mais que se fuja da realidade, ela de repente aparece nas asas ligeiras do tempo. YX é o nome do personagem. Numa noite da vida, fica só, com seu filho esquizofrênico. Todos saem, para a vida barulhenta e divertida do sábado. Restaurantes, pizzarias, lugares com muita gente... YX sabe, sentado numa poltrona velha e de pano roto, na sala. Coisas tristes, a sala, a noite e o filho. Não tem como manter algum diálogo com o outro. Ele anda, para lá e para cá, falando suas alucinações, completamente alienado. Há um travo de solidão. A realidade, tão coberta outras vezes com o manto da ocultação, se mostra, agora, inevitável. E YX abre os olhos e vê, por uns instantes, o infortúnio. E, mais uma vez, instantes de amargura, vai e recorre à ocultação da realidade. E pensa que, na vida, há situações em que é preciso empreender  fuga, fantasia, para não ser esmagado pela realidade ostensiva e demasiadamente pesada. Esse personagem sabe, por experiência, que a realidade, a qualquer tempo, nem sempre convém, e deve ser tratada com reserva... como deve ser tratada a fera. Na desvantagem,  nunca  enfrentar  o animal, frente a frente, sem uma possível oportunidade de fuga. No caso, como a fera,   está sendo, aqui, uma representação,  melhor foi por YX admitir que a ameaça era apenas de uma borboleta. E imaginou, com leveza, alguma coisa que fizesse bem. As asas da borboleta, abrindo e fechando, enquanto o tempo passava, colorido e brando, nessa noite do sábado.

*João Marques dos Santos, natural de Garanhuns, onde sempre residiu, é poeta, contista, cronista e compositor.  Teve diversas funções nas atividades culturais da cidade: foi Presidente da Academia de Letras de Garanhuns, durante 18 anos, Diretor de Cultura do Município e, atualmente, é presidente da Academia dos Amigos de Garanhuns - AMIGA. Compôs, letra e música, o Hino de Garanhuns. Mantém, desde 1995, o jornal de cultura O Século. Publicou quatro livros de poesia: Temas de Garanhuns, Partições do Silêncio, Messes do azul e Barro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O cabo eleitoral

Garanhuns - A presença do "cabo eleitoral", ou "de eleitor", está ligado às eleições, desde os  tempos do Brasil colônia...