quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Serviços de melhoramentos no abastecimento de água de Garanhuns realizados em 1934

Vista geral das obras do reservatório R 3 do Morro do Triunfo com capacidade de 860 m³
Foto: Vista geral das obras do reservatório R 3 do Morro do Triunfo com capacidade de 860 m³

Jornal Diário da Manhã - Recife - Terça-feira, 23 de Outubro de 1934

Obteve os melhores resultados a excursão promovida pelo Clube de Engenharia aos serviços de abastecimento d'água da cidade de Garanhuns.

A comitiva na sua maioria composta de sócios do clube, famílias, estudantes e representantes da imprensa, partiu desta cidade (Recife) pelas 5 horas e 20 minutos de sábado em composição especial da Great Western.

A viagem decorreu normalmente, tendo o Dr. Arlindo Luz prodigalizado aos excursionistas o que estava ao seu alcance para o melhor conforto e êxito da longa jornada.

Oito horas e vinte minutos, durou a viagem tendo à comitiva, chegado àquela cidade serrana a uma hora e vinte minutos.

Recebida pelos representantes da Comissão de Saneamento do Interior o prefeito Mário Lira, a comitiva foi em parte hospedada no Hotel Central de onde, após regular descanso, passou às visitas constantes do programa.

O primeiro local visitado foi  a Gruta do Pau Pombo, antigo poço que abastece uma parte da cidade.

Em seguida a Comitiva dirigiu-se ao Vale do Mundaú onde existem vultuosas obras de perfurações de poços, cortina subterrânea, e assentamento de máquinas.

Ali o braço produtor do japonês, criou uma vasta cultura de hortaliças, que vem sendo aumentada dia a dia nos terrenos cedidos pela Prefeitura Municipal.

Instalados há poucos meses naquela região os colonizadores japoneses, passaram a cultivar a terra, estabelecendo ali novos métodos agrícolas.

Os excursionistas visitaram outros pontos pitorescos da cidade, regressando ontem a esta cidade, onde chagaram pelas 15 horas.

Dados sobre o serviço que se está executando em Garanhuns:

ABASTECIMENTO D'ÁGUA

O abastecimento atual inaugurado em 1918, é feito por uma rede de tubos de ferro galvanizado, com uma extensão aproximada de 7.460 metros. A água é recalcada diretamente na rede distribuidora e provém de um poço existente na gruta do Pau Pombo. Um reservatório existente no Morro do Triunfo, na cota 910, recebeu a princípio a água recalcada do Pau Pombo, porém sua má construção tornou-o em pouco tempo imprestável para o serviço. O volume d'água bombeado é de cerca de 2 litros p. s. ou sejam 173 m. c. diários. Deste volume insuficientíssimo, servem-se 303 casas além da Usina de Luz que desvia uma boa parte para o funcionamento dos motores. A maneira irregular de recalque direto na distribuição, requer uma manobra continua de torneiras de passagem o que faz com que a cidade seja abastecida ora em um trecho ora em outro. Para uma cidade com aproximadamente, 2.000 casas abastecíveis o número das que possuem instalação domiciliar é pequeníssimo e mesmo para estas é comum a falta d'água, mormente se  não possuem reservatório.

Reservatório do Morro do triunfo em pleno funcionamento meses depois
Reservatório do Morro do triunfo em pleno funcionamento meses depois

Existem chafarizes, mas estes pouco servem a população devido a que não funcionam regularmente. A maior parte da população se abastece de água proveniente da fonte de Vila Maria, que é transportada para a cidade em costas de animais. As condições de higiene da fonte da Vila Maria e suas imediações é de tal ordem precária, que não se faz nenhuma análise para condenar integralmente o uso da água proveniente dali. Existem outras fontes que abastecem a cidade pela mesma forma, porém em menos escala como sejam Pau Pombo e Vila Regina que servem e Boa Vista e Pau Amarelo que abastece Heliópolis. A água considerada de boa qualidade, para  ser usada como alimento, é proveniente da fonte da Serra Branca que fica um pouco afastada da cidade. É vendida a razão de 2$000 a carga, com cerca de 80 litros.

Concorrendo ainda para deficiência do abastecimento está a má condição dos tubos da rede, todos eles com secção reduzidíssima pela ferrugem.

O NOVO SERVIÇO

O projeto do novo serviço de abastecimento ora em execução, foi elaborado pelo escritório Saturnino de Brito obedecendo a diretriz indicada pelo Dr. F. S. Rodrigues de Brito em relatório que apresentou ao Governo do Estado após a visita que fez a esta cidade em 1928 e consta de :

a) Captação de fonte do Pau Pombo

b) Idem na fonte da Vila Maria

c) Idem no Vale do Mundaú

d) Construção de dois reservatórios novos e reconstrução do existente

e) Construção de adutoras e instalação de bombas para o recalque

f) Tratamento bacteriológico

g) Rede de distribuição

A água para abastecimento da cidade, é toda de origem subterrânea, captada em três lugares diferentes e recalcada por bomba para os reservatórios, de onde partem as redes distribuidoras.

A captação de Pau Pombo será feita no local da atual. As possibilidades do manancial foram aumentadas com a desapropriação de um terreno a jusante, onde já existem dois poços que serão melhorados. Um outro poço de reunião será aberto bem como construída uma barragem subterrânea. A água será recalcada para o reservatório situado no Morro do Triunfo, que já está quase concluído e foi construído aproveitando como escavação o que lá existia e estava abandonado.  Pau Pombo alimentará este reservatório com 31 p. s. que por sua vez abastecerá a Zona Alta da cidade compreendida entre as cotas 895 e 865. Para o abastecimento das casas que ficam acima da cota 895 zona que foi denominada de "ALTÍSSIMA", se terá que construir, futuramente, uma pequena caixa para onde será a água bombeada. Atualmente sendo pequeno o número  destas casas, receberão água com pequena pressão.

A captação de Vila Maria fornecerá também três  1. p. s. e a água será recalcada para o reservatório situado na  cota 850 abastecendo a zona baixa da cidade.

A zona média será abastecida pela água proveniente da captação do Vale do Mundaú. Esta captação está prevista para fornecer 11 1. p. s. podendo no futuro ser aumentada com a construção de uma barragem estudada no projeto. Situado a cerca de 3 km do centro da cidade, a água deste manancial será recalcada para o reservatório que será construído na cota 882. Servirá a parte mais densa da cidade,  compreendendo quase todo o comércio e distribuirá 1000 m. c. diários.

Os trabalhos de captação do Vale do Mundaú vão adiantados. Existem 6 poços construídos, sendo cinco deles de 2 metros de diâmetro e uma profundidade média de 4,50 metros, e outro de reunião com 3 metros de diâmetro e a profundidade de 6,70 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

euHerói - Capítulo 10

João Marques | Garanhuns No espelho, Marcos de Safo continua vendo o carnaval A festa continua no espelho. Quando me aproximo, abalado ainda...